Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Autarca Rui Moreira vai a julgamento no processo Selminho

O presidente da Câmara Municipal do Porto é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual também era sócio, em detrimento do município.

Autarca Rui Moreira vai a julgamento no processo Selminho
Notícias ao Minuto

15:37 - 18/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Selminho

Rui Moreira vai a julgamento no processo Selminho, avançou o Diário de Notícias (DN) esta terça-feira. O autarca independente é acusado de favorecer a imobiliária da família, da qual também era sócio, em detrimento do município.

A juíza Maria Antónia Ribeiro, do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, decidiu pronunciar (levar a julgamento) o autarca, "nos exatos termos" da acusação do Ministério Público (MP), disse à agência Lusa fonte judicial.

De recordar que a defesa de Rui Moreira, acusado de prevaricação, em concurso aparente com um crime de abuso de poder, incorrendo ainda na perda de mandato, requereu a abertura de instrução, fase facultativa que visa decidir por um Juiz de Instrução Criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento.

No debate instrutório, realizado em 29 de abril, o Ministério Publico (MP) defendeu que Rui Moreira devia ir a julgamento, reiterando que, enquanto presidente do município, agiu em seu benefício e da família, em prejuízo do município, no negócio dos terrenos da Arrábida.

Isto, num conflito judicial que opunha há vários anos a câmara à empresa imobiliária (Selminho), que pretendia construir num terreno na escarpa da Arrábida.

Por seu turno, a defesa do autarca pediu que o seu constituinte não fosse a julgamento, sustentando que o caso Selminho está assente "num processo de intenções, teorias e fabulações" do procurador do MP.

O advogado Tiago Rodrigues Bastos questionou qual "a prova direta" de que Rui Moreira teve intervenção no processo Selminho, respondendo: "Zero", lembrando que "nenhum dos intervenientes foi nomeado" por Rui Moreira e que outros já vinham do mandato anterior, liderado pelo social-democrata Rui Rio.

Quanto a Rui Moreira, disse, no mês passado, que iria aguardar "tranquilamente" para saber se ia a julgamento no caso Selminho, afirmando estar de "consciência tranquila". Ainda esta tarde, pelas 17h, o autarca do Porto reagirá publicamente a esta decisão.

Leia Também: Rio acusa PS de desistir de ganhar no Porto porque Costa apoia Moreira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório