Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Compromisso com valores fundamentais é "imperativo político"

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, defendeu hoje como um "imperativo político" que a Europa mantenha o compromisso com os valores fundamentais do Estado de direito durante a recuperação da crise pandémica.

Compromisso com valores fundamentais é "imperativo político"
Notícias ao Minuto

14:35 - 18/05/21 por Lusa

País UE/Presidência

"Nestes tempos de crise e à medida que prossegue a nossa recuperação económica e social, a Europa deve manter o seu compromisso" com os valores fundamentais, o que constitui atualmente "um imperativo político", apontou Ana Paula Zacarias no encerramento da conferência "O Estado de Direito na Europa", organizada em Coimbra no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).

Os valores fundamentais da UE baseiam-se, nomeadamente, no "respeito pela dignidade humana, pelos direitos humanos, pela liberdade, pela democracia, pelo Estado de direito", sustentou.

Para a governante, "é com isso que se poderá construir a paz e o bem-estar dos cidadãos" e, como tal, é preciso ter determinação e vontade política para o alcançar".

"Só o podemos fazer como aqui fizemos durante estes dois dias de conferência: em diálogo", sublinhou, apelando à promoção e consolidação do Estado de direito e da democracia "na luta contra todas as formas de discriminação, no pluralismo dos meios de comunicação e na luta contra a desinformação".

Leia Também: ONU lamenta que direitos sociais estejam "à margem" da retoma económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório