Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Visita do Presidente Marcelo "é encorajadora", diz português em Bissau

O cidadão português João Dinis, um dos mais antigos residentes na Guiné-Bissau, afirmou hoje à Lusa que a visita de Marcelo Rebelo de Sousa é "muito encorajadora" e que faz com que as pessoas se sintam "mais protegidas".

Visita do Presidente Marcelo "é encorajadora", diz português em Bissau
Notícias ao Minuto

13:32 - 18/05/21 por Lusa

País Guiné-Bissau

"Muito boa. Muito boa. É uma visita muito encorajadora, que me dá muita coragem. Nós assim sentimo-nos mais protegidos, sabemos que há alguém que nos acompanha", afirmou João Dinis.

João Dinis, que chegou à Guiné-Bissau a 20 de julho de 1963 e que reside no país há quase 57 anos, veio de Bafatá, a cerca de 141 quilómetros a leste de Bissau, para acompanhar toda a visita do Presidente português ao país, que teve início na segunda-feira ao final do dia.

"O meu apoio e a minha gratidão. Ele merece. É uma pessoa que merece tudo e é com todo o gosto que estou aqui e vou acompanhá-lo em todos os eventos da sua visita", salientou João Dinis, visivelmente emocionado por ver um chefe de Estado português a realizar uma visita oficial a Bissau, o que já não acontecia há mais de três décadas.

João Dinis falava ao lado de centenas de guineenses que hoje se juntaram em frente ao Palácio da Presidência, no centro da cidade, mas verem Marcelo Rebelo de Sousa.

"Estou muito contente porque o Presidente veio. O contentamento hoje na Guiné não tem fim. Estou muito contente, que ajude a terra", afirmou uma mulher.

Muitos jovens expressaram também à Lusa a sua felicidade por Marcelo Rebelo de Sousa estar em Bissau.

"Quero ouvi-lo falar. Esta visita é muito importante, temos relações históricas que nos unem", disse Buba Bandé, de 28 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou segunda-feira a Bissau onde foi brindado com um banho de multidão, levando cerca de duas horas a percorrer os oitos quilómetros de distância entre o aeroporto internacional Osvaldo Vieira e o centro da capital guineense.

A visita, que termina hoje, prossegue com vários encontros institucionais.

Leia Também: "É muito importante a liberdade de imprensa", diz Marcelo em Bissau

Recomendados para si

;
Campo obrigatório