Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Quinta visita de Marcelo a Cabo Verde entre julho e agosto

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, regressa a Cabo Verde para a sua quinta visita oficial ao arquipélago entre finais de julho e agosto.

Quinta visita de Marcelo a Cabo Verde entre julho e agosto
Notícias ao Minuto

12:12 - 18/05/21 por Lusa

País Presidente da República

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa provavelmente regressará a Cabo Verde no final de julho, primeiros dias de agosto", anunciou Jorge Carlos Fonseca, na sua conta oficial na rede social Facebook, depois de o chefe de Estado português ter deixado a Praia, ao final da tarde de segunda-feira, após uma visita oficial de algumas horas.

"Uma visita curta, mas muito fraternal e amistosa, útil e de reforço da amizade e da cooperação exemplares entre Cabo Verde e Portugal", descreveu o Presidente cabo-verdiano.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha garantido na segunda-feira, na Praia, que dentro de dois meses volta a Cabo Verde para nova visita oficial - que será a quinta como chefe de Estado, sem contar com escalas - que "compense" o que "sofre" pela curta deslocação, sem abraços ou mergulhos.

O chefe de Estado português chegou ao Palácio Presidencial, na cidade da Praia, já passava das 13:00 locais (15:00 em Lisboa) de segunda-feira, para uma curta visita oficial de pouco mais de quatro horas, para manter a viagem, que anunciou em abril que iria realizar, mas que devido à situação da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, foi encurtada.

Questionado então pela Lusa sobre a ausência do habitual contacto popular que manteve nas três visitas oficiais anteriores, enquanto Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que essa ausência de contactos de rua será compensada dentro de poucas semanas.

"Porque tenho já no meu pensamento regressar proximamente a Cabo Verde. É uma compensação afetiva, aquilo que sofro desta vez, por esta estada tão breve, tão curta. Vou compensar muito em breve daqui por umas semanas, um mês e meio, não mais de dois, vindo cá finalmente para abraçar cabo-verdianos e para fazer uma coisa que gosto sempre de fazer, que é mergulhar no mar cabo-verdiano", afirmou.

"Prefiro o mar humano, mas tenho de admitir que a natureza também é uma das características excecionais de Cabo Verde", acrescentou o Presidente português, que ao final da tarde deixou a Praia com destino à Guiné-Bissau, igualmente em visita oficial.

A visita, disse ainda, surge depois de não ter sido possível a deslocação do homólogo cabo-verdiano a Lisboa, para a posse do seu segundo mandato.

"A minha vontade seria tê-lo na minha posse, no dia 09 de março último, mas como sabem Portugal atravessava um período muito difícil em termos de estado de emergência. Foram muitos meses muito difíceis", admitiu.

Ao receber o "velho e grande amigo" no Palácio Presidencial, o chefe de Estado cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, destacou as relações entre os dois países e os presidentes.

Leia Também: Guiné: Marcelo saudado por multidão ao longo de 8km durante duas horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório