Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Adepto do Sporting cego após ser atingido por bala de borracha em festejo

Ricardo Santos acusa a PSP de abuso de autoridade e garante que vai apresentar queixa.

Adepto do Sporting cego após ser atingido por bala de borracha em festejo
Notícias ao Minuto

20:48 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto

País Sporting

Um adepto do Sporting que participou nos festejos do título de campeão nacional, na semana passada em Lisboa, ficou cego após ser atingido por uma bala da borracha disparada pela PSP, que tinha como objetivo dispersar a multidão.

Em entrevista à TVI24, Ricardo Santos, de 24 anos, revela que o projétil atingiu-o na região ocular do lado direito da face e, desde então, perdeu a visão nesse olho.

O jovem, que foi um dos feridos com maior gravidade nos confrontos da noite de terça-feira e madrugada de quarta-feira, foi transportado para o Hospital de Santa Maria, por volta das 3h30. Ao final da tarde de quarta-feira, saiu pelo seu pé, com 15 pontos na testa e pouca esperança de voltar a ver daquele olho.

Durante a entrevista ao canal de Queluz, o adepto leonino acusa a PSP de ter começar a disparar sem aviso prévio, num ato que classifica de abuso de autoridade.

“Estávamos numa zona em que não havia muita confusão. Do nada, a polícia começou a disparar para dispersar as pessoas. Acho que aquilo foi uma vontade espontânea da polícia (…). Mais parecia uma caça ao leão”, atirou Ricardo Santos.

O jovem pretende agora apresentar queixa contra as forças de segurança. “Atiraram à cabeça. Vai ser apresentada uma queixa-crime por abuso de autoridade. Isto não vai ficar assim e espero que justiça seja feita”, explicou.

Ricardo Santos acusa também o Hospital de Santa Maria de ter adulterado o relatório médico. Garante que não consumiu “uma pinga de álcool” naquela noite e que não lhe foi feito qualquer teste de alcoolemia, apesar de o documento médico dizer o contrário.

A PSP não quis reagir ao caso em particular, remetendo explicações para o comunicado divulgado no dia 12 de maio, em que justificam o uso da força e de balas de borracha perante o arremesso de pedras, garrafas de vidro e engenhos pirotécnicos que feriram quatro agentes e um cão polícia.

Leia Também: Benfica-Sporting. Nove pessoas detidas por danificarem viatura da PSP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório