Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do STJ quer tribunais europeus "absolutamente independentes"

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), António Joaquim Piçarra, defendeu hoje que os tribunais europeus devem ser "absolutamente independentes" dos outros poderes.

Presidente do STJ quer tribunais europeus "absolutamente independentes"
Notícias ao Minuto

15:10 - 17/05/21 por Lusa

País UE/Presidência

Para António Joaquim Piçarra, é necessário que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) "obedeçam apenas à lei".

O presidente do STJ, que esta semana termina o seu mandato, intervinha em modo remoto, a partir de Lisboa, na Conferência de Alto Nível "O Estado de Direito na Europa", promovida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pela Comissão Europeia, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, que decorre hoje e terça-feira, em Coimbra.

Na sua opinião, importa promover "uma muito maior integração dos judicionários nacionais" no sistema europeu de justiça, sendo "um desafio encontrar caminhos sustentáveis para o fazer".

"O Estado de Direito e a independência dos tribunais são duas faces da mesma moeda", sublinhou, ao preconizar "uma política comum de Justiça" no espaço da União Europeia.

António Joaquim Piçarra realçou que, "também aqui, a síntese entre o progressista e o conservador tem de ser muito ponderada".

Em Portugal, por exemplo, "continuamos a ter a jurisprudência muito centrada" nos tribunais superiores nacionais e "conta pouco a jurisprudência europeia".

"As falhas não estão apenas a nível nacional", segundo o presidente do STJ, que defendeu a necessidade de os juízes portugueses "se sentirem cada vez mais juízes europeus".

Nos 27 Estados-membros da UE, "cada um decide na sua esfera e ignora a outra esfera", uma situação que lamentou e que, na sua opinião, continua a ser necessário alterar.

Leia Também: Gestão dos megaprocessos é a "grande impotência" do sistema

Recomendados para si

;
Campo obrigatório