Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Marcelo em Cabo Verde: "Muito satisfeito de cumprimentar um país irmão"

O Presidente da República ficará cerca de quatro horas em Cabo-Verde, deslocando-se ainda hoje para a Guiné-Bissau.

Marcelo em Cabo Verde: "Muito satisfeito de cumprimentar um país irmão"
Notícias ao Minuto

15:02 - 17/05/21 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República chegou ao início da tarde, e tal como previsto, à Cidade da Praia, para iniciar a a sua quarta visita oficial a Cabo Verde. 

"Muito satisfeito de vir cumprimentar um país irmão, que preside à CPLP e que fez um mandato excecional. E venho, naturalmente, cumprimentar, por isso, o senhor presidente da República, o senhor primeiro-ministro e o senhor presidente da Assembleia", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas, ainda no aeroporto cabo-verdiano. 

Devido à pandemia, o Presidente da República, com muita pena sua", não vai ter qualquer contacto com a população, nas cerca de quatro horas em que vai estar no país. 

"Tenho de respeitar as regras sanitárias e não poderia dar um mau exemplo", sublinhou.

Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa quis deixar uma mensagem a todos os cabo-verdianos: "Estamos cada vez mais juntos. Nós acompanhamos o que se passa aqui e sei que acompanharam aquilo que se passa em Portugal. Cada um tem passado por esta fase difícil, nós vivemos um período muito difícil em janeiro e fevereiro e fomos saindo depois, mas, ainda no centro da Europa, há países que estão em grande dificuldade. Felizmente, tem havido a preocupação de colaborarmos [Cabo-Verde e Portugal], chegaram duas equipas portuguesas, chegaram mais 24 mil vacinas e tudo o que pudermos fazer, faremos pelos nossos irmãos".

A visita do chefe de Estado português estará assim limitada à cidade da Praia, contrariamente ao que chegou a estar previsto há cerca de um mês, devido à evolução da pandemia de Covid-19 no arquipélago, nomeadamente na capital cabo-verdiana, com recordes quase diários de novos casos da doença.

Marcelo segue para o Palácio Presidencial, onde vai manter uma reunião com o presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca.

Antes de deslocar para a Guiné-Bissau, onde também estará em visita oficial, o Presidente da República tem previstos encontro com o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Marcelo deverá chegar a Bissau ao final da tarde, onde ficará até amanhã. Mário Soares foi o último Presidente português a realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau, em 1989.

Leia Também: Guiné-Bissau: Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje à tarde visita oficial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório