Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Portugal envia duas equipas médicas para Cabo Verde

O grupo de profissionais de saúde portugueses deverá chegar ainda durante o dia de hoje à cidade da Praia e ao Mindelo.

Covid-19. Portugal envia duas equipas médicas para Cabo Verde
Notícias ao Minuto

10:13 - 16/05/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Governo informou, este domingo, que enviou duas equipas médicas para Cabo Verde, para ajudar o país a combater a pandemia. 

As equipas, esclarece em comunicado o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, são coordenadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) através do Portuguese Emergency Medical Team (PTEMT). 

A decisão do envio desta ajuda médica teve por base uma avaliação realizada por uma missão portuguesa que esteve em Cabo Verde, entre 5 e 12 de maio. 

De acordo com o Executivo, as duas equipas chegarão à cidade da Praia e ao Mindelo ainda durante o dia de hoje e são constituídas por "um grupo de profissionais de saúde do INEM, das Forças Armadas, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga". Nestas equipas, encontram-se dois médicos com experiência em cuidados intensivos e quatro enfermeiros com experiência em urgências e também em cuidados intensivos. 

"[Estas equipas] Têm como propósito reforçar a capacidade de resposta nos dois hospitais centrais nas ilhas de Santiago e São Vicente. É ainda objetivo destas equipas otimizar a capacitação, através de formação, dos recursos humanos destes hospitais nas áreas do atendimento do doente crítico e tratamento em cuidados intensivos", é detalhado na referida nota. 

Ainda segundo o gabinete do secretário de Estado Francisco André, esta iniciativa integra-se na execução do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste. 

Leia Também: AO MINUTO: Reino Unido? Estirpe indiana soa alarmes; Índia sem tréguas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório