Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

NATO começou exercício de fogo real na Escócia coordenado desde Oeiras

A NATO começou hoje um exercício de fogo real ao largo da Escócia destinado a treinar defesa aérea balística, que é coordenado a partir do centro de comando em Oeiras, divulgou hoje a Aliança Atlântica.

NATO começou exercício de fogo real na Escócia coordenado desde Oeiras
Notícias ao Minuto

18:57 - 15/05/21 por Lusa

País NATO

No exercício ASD/FS 2021 participam com meios navais, aéreos e terrestres forças armadas da Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Reino Unido e EUA, cuja Sexta Esquadra comanda o exercício.

Os militares vão treinar colaboração em cenários simulados de defesa antimíssil, incluindo contra ataques com mísseis balísticos, conduzidos a partir do Centro de Operações Conjuntas de Oeiras.

O comandante da força, Jonathan Lipps, da Marinha norte-americana afirmou que "quinze navios de dez nações, irão monitorizar, seguir e empenhar meios de defesa para fazer face a ameaças subsónicas, supersónicas, e balísticas na área [do arquipélago das Hébridas], reservada para o exercício.", afirmou o Comandante Lipps.

A STRIKFORNATO, sediada em Oeiras, é um "quartel-general capaz de planear e executar operações marítimas e expedicionárias conjuntas, principalmente por meio da integração das forças navais e anfíbias dos EUA", lê-se num comunicado da NATO.

Leia Também: F-16 lusos ganham prémios NATO por "melhores operações" e "pintura"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório