Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Sexta usamos saia". A iniciativa de estudantes que (já) valeu críticas

Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Carcavelos incentivou alunos a usar saia esta sexta-feira de modo a mostrar que "a roupa não tem género". Houve já vozes que se levantaram contra a iniciativa.

"Sexta usamos saia". A iniciativa de estudantes que (já) valeu críticas
Notícias ao Minuto

23:41 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

País Carcavelos

A Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária de Carcavelos incentivou os alunos a, esta sexta-feira, dia 14 de maio, usarem saia. "Porque a roupa não tem género" foi o mote desta iniciativa que foi, também, divulgada no Instagram e que já teve vozes a levantarem-se contra. 

"Esta sexta usamos saia. Desafiamos-te a ti, e a toda a comunidade escolar a vir de saia. Porque a roupa não tem género e porque somos contra a discriminação vamos mostrar a todos que a nossa comunidade respeita a liberdade de expressão", explicita a Associação de Estudantes numa publicação colocada ontem na referida rede social.

"Junta-te aos teus amigos, convence os teus professores e desafia os funcionários!", era ainda solicitado, apelando aos alunos que 'postassem' fotos e vídeos no Instagram e TikTok "sozinho ou com amigos", a usar saia.

Ao 'Polígrafo', da SIC Notícias, Ana Raimundo, a presidente da Associação, fez questão de salientar que a atividade serviu para "apelar à não discriminação e aos respeito pela liberdade de expressão" e que "a única resposta possível às críticas nas redes sociais é manifestar o descontentamento e a tristeza com o facto de alguns adultos conseguirem distorcer e denegrir as ideias dos jovens com o intuito de tirarem de lá algum proveito"

Pedro Pessanha, presidente da Distrital de Lisboa do Chega!, foi uma das personalidades que não ficou agradado com a iniciativa. "Pensava eu que a prioridade das escolas era dar formação às crianças... BE e afins a 'fazer a cabeça' das nossas crianças. Sem comentários...", escreveu no Facebook. 

Também João Rodrigues dos Santos mostrou o seu descontentamento: "Isto não é fake. É mesmo real... Chega de doutrinamento", disse o candidato do partido de André Ventura à Câmara Municipal de Cascais e irmão do jornalista José Rodrigues dos Santos. 

Leia Também: Pandemia está a provocar "retrocessos" ao nível da igualdade de género

Recomendados para si

;
Campo obrigatório