Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fez um teste rápido? Guia explica-lhe como deve deitar fora os resíduos

Com os autotestes a estarem atualmente disponíveis para o público em geral, surgiu a questão de como "proceder à eliminação dos resíduos atendendo ao seu risco de infecciosidade". Sabe o que fazer?

Fez um teste rápido? Guia explica-lhe como deve deitar fora os resíduos
Notícias ao Minuto

18:10 - 14/05/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A disponibilização de testes rápidos de antigénio - anteriormente exclusivos a uso profissional - ao público em geral, como modo de avaliar se está ou não infetado com o novo coronavírus, trouxe uma nova questão. Sendo o resultado positivo ou negativo: como fazer a gestão dos resíduos produzidos? 

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) explica, numa nota publicada esta sexta-feira, que, "uma vez que a utilização destes testes é feita fora do ambiente laboratorial, é importante a existência a nível nacional de orientações harmonizadas para uma gestão adequada dos resíduos que daí originam".

Assim, o Infarmed colaborou com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na elaboração de um guia que responde a todas as dúvidas. 

Neste - que pode ler aqui na íntegra -, é referido o que fazer ao lixo criado pela realização de um teste rápido de antigénio, seja este feito no domicílio da pessoa a testar ou na farmácia. Fique a par das orientações.

Se fizer o teste no domicílio: 

Com resultado negativo - "Todos os componentes que resultem da utilização dos testes rápidos no domicílio dos utentes com resultado negativo devem ser colocados no saco plástico que integra o kit (ou num qualquer saco plástico, caso tal não se verifique) e depositados no contentor dos resíduos indiferenciados juntamente com os restantes resíduos". 

Com resultado positivo - "No caso de teste rápido com um resultado positivo, pelo princípio da precaução, deve ser colocado em duplo saco - no caso de o kit conter saco plástico, os resíduos deverão ser colocados nesse saco e, posteriormente, colocado dentro de um saco plástico de lixo resistente - e depositado no contentor de resíduos indiferenciados ('lixo comum').  

Se fizer o teste na farmácia: 

Com resultado positivo - "Os resíduos resultantes de testes com resultado positivo devem ser colocados no saco plástico que integra o kit (ou num qualquer saco plástico, caso tal não se verifique) e depositados em contentor específico para resíduos de risco biológico (Grupo III), sendo classificados com o código LER 18 01 03". 

Com resultado negativo - "No caso dos resíduos de testes com resultado negativo, estes devem ser colocados no saco plástico que integra o kit (ou num qualquer saco plástico, caso tal não se verifique) e acondicionados em contentor, devendo os mesmos ser classificados com o código LER 18 01 04".

De recordar que mais de 700 pessoas comunicaram ao SNS24 resultados de autotestes positivos ao novo coronavírus ou inconclusivos desde o dia 5 de abril, segundo dados divulgados à Lusa pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Desde a criação do regime excecional no âmbito da pandemia de Covid-19, que permite a venda de autotestes nas farmácias e nas parafarmácias, o Infarmed já autorizou seis empresas.

Leia Também: Trabalhadores das Lojas do Cidadão começaram a ser testados à Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório