Dérbi. Constrangimentos a partir das 15h e "perímetro mais alargado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou, esta tarde, o plano que irá pôr em prática para manter a segurança no Benfica-Sporting de amanhã. Partida tem início às 18 horas.

SL Benfica v FC Porto - Liga NOS

© Getty Images

Notícias ao Minuto
14/05/2021 15:57 ‧ 14/05/2021 por Notícias ao Minuto

País

PSP

Este sábado joga-se o dérbi Benfica-Sporting e, apesar de os leões já se terem sagrado campeões nacionais, esta é sempre uma partida entre rivais que poderá trazer riscos. Desta forma, a Polícia de Segurança Pública (PSP) apresentou, esta tarde, o plano que irá colocar em prática para que tudo decorra na maior segurança. 

Em conferência de imprensa, o Intendente Francisco Alves começou por lembrar que a partida ocorrerá ainda nos moldes sem público nas bancadas - como tem acontecido durante toda a época devido à pandemia da Covid-19. 

No entanto, há uma "especial importância" às medidas que estão em vigor neste momento e "a alguns constrangimentos que irão ser causados para que possamos nós [PSP] ajudar a que as pessoas possam cumprir essas regras"

Assim, explicou o Intendente, "a partir das 15 horas" é "muito importante que se, a partir desta hora, as pessoas não têm motivo para se deslocarem ao estádio ou às imediações, que não o façam". Irão existir, nas palavras da PSP, constrangimentos "quer apeados, quer por meio de transporte". 

E há artérias onde haverá forte 'bloqueio' na movimentação - de pessoas ou viaturas. São elas: Avenida Machado Santos, Rua Frei Luís de Granada, Alto dos Moinhos e Avenida Lusíada (se necessário)

"A PSP irá criar, embora não exista público no interior, um perímetro mais alargado para que, por um lado, as equipas que irão participar nesse evento possam entrar em devido tempo e segurança e, por outro, auxiliarmos as pessoas a não criarem ajuntamentos", indicou o Intendente Francisco Alves. 

A polícia apelou, e lembrou, o facto de existir "o princípio do dever cívico de recolhimento, que ainda se mantém". "As pessoas que não têm necessidade de se movimentar para o estádio ou para as imediações, que não o façam", reiterou. Contudo, em caso de existir a necessidade, a PSP "estará para ajudar".

Apesar de a PSP ter meios no local para tentar evitar os ajuntamentos, o Intendente reforçou que "cabe a cada um de nós respeitar o princípio do dever cívico de recolhimento". "E estou em crer que respeitando este princípio, sendo esta a premissa principal, o evento será um sucesso para todos, pelo aspeto de segurança e de saúde pública", terminou o Intendente.

De recordar que a partida tem início às 18h deste sábado. O 'palco' é o Estádio da Luz, em Lisboa, casa do Benfica.

[Notícia atualizada às 16h04]

Leia Também: "Benfica tem capacidade para sair vencedor no dérbi"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas