Meteorologia

  • 21 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Editor de Política da Lusa demite-se após polémica com erro "inaceitável"

A Direção de Informação da agência Lusa informou hoje que aceitou o pedido de demissão do editor de Política, José Pedro Santos, após uma notícia que identificava "de modo inaceitável" uma deputada do Partido Socialista (PS).

Editor de Política da Lusa demite-se após polémica com erro "inaceitável"
Notícias ao Minuto

12:19 - 14/05/21 por Lusa

País Deputada

"Na sequência da notícia transmitida ontem [quinta-feira] na linha da Lusa, identificando de modo inaceitável uma deputada do Partido Socialista, a Direção de Informação comunica que o editor de Política, José Pedro Santos, pediu a demissão do cargo, que foi aceite", refere a Direção de Informação (DI) numa nota hoje enviada à redação.

A DI da Lusa comunicou ainda que "tendo em vista o dano moral e reputacional provocado na imagem da agência, instaurou um processo de averiguações ao jornalista Hugo Godinho, a fim de apurar as circunstâncias em que a notícia foi elaborada".

Numa nota aos clientes ao início da madrugada de hoje, a agência Lusa já tinha lamentado profundamente a difusão de uma notícia em que uma deputada do PS foi identificada "de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais".

"A Direção de Informação da Lusa lamenta profundamente o erro de uma notícia transmitida pela agência sobre a constituição da comissão da revisão constitucional em que uma deputada do Partido Socialista surge identificada de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais constantes do Código Deontológico dos Jornalistas e do Livro de Estilo da Lusa", referia a nota difundida na madrugada de hoje.

A Direção de Informação da Lusa acrescentava que iria "proceder a uma investigação sobre o que aconteceu" e apresentava "as suas desculpas à deputada, ao Partido Socialista" e a "todos os clientes e leitores" da agência.

Leia Também: Lusa lamenta "erro" que identifica deputada "de modo inaceitável"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório