Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Casos de burlas com MBWay em Abrantes. Preventiva para homem de 37 anos

Levou as vítimas a "permitir o acesso às suas contas bancárias", aproveitando o desconhecimento destas acerca do funcionamento da tecnologia.

Casos de burlas com MBWay em Abrantes. Preventiva para homem de 37 anos
Notícias ao Minuto

19:09 - 13/05/21 por Notícias ao Minuto

País MBWay

Um homem, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria - e em cumprimento de mandado do DIAP de Santarém -, por ser suspeito da prática de vários crimes de burla informática e nas comunicações. Estes ocorreram "maioritariamente" na zona do concelho de Abrantes. 

Os crimes, explica a PJ em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, foram perpetrados "através do uso fraudulento do sistema MBWay, recorrendo a técnicas de 'engenharia social'" e "aproveitando o desconhecimento de grande parte da população sobre este tipo de tecnologia".

O suspeito levou as vítimas a "permitir o acesso às suas contas bancárias", sob o pretexto de que "tal era necessário para realizar o pagamento de um bem que as mesmas haviam anunciado na Internet".

Em buscas realizadas, a Polícia Judiciária recolheu diverso material "utilizado no cometimento dos crimes em causa", o que permitiu "correlacionar situações criminais idênticas", indiciando, assim, uma atividade criminal reiterada.

Presente a tribunal, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Leia Também: 'Bad Way'. PJ faz 17 detidos em megaoperação por fraudes com MBWay

Recomendados para si

;
Campo obrigatório