Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Trabalhadores das Lojas do Cidadão começaram a ser testados à Covid-19

Farão "três testes rápidos de antigénio com um intervalo de 15 dias". Trabalhadores serão testados independentemente de qual seja o seu empregador.

Trabalhadores das Lojas do Cidadão começaram a ser testados à Covid-19
Notícias ao Minuto

17:21 - 13/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

Começou esta quinta-feira, dia 13 de maio, a testagem à Covid-19 dos trabalhadores das Lojas do Cidadão.

A informação, revelada pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública em comunicado, revela ainda que a Resolução do Conselho de Ministros que declarou a situação de calamidade "determina que os trabalhadores que desempenham as suas funções nas Lojas de Cidadão podem ser sujeitos à realização de testes de diagnóstico para efeitos de acesso e permanência no local de trabalho por iniciativa da entidade gestora de cada Loja de Cidadão".

Assim, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a entidade que gere as Lojas, "vai proceder à testagem dos mais de 1.500 trabalhadores que exercem funções nestes espaços", independentemente de qual o empregador. 

Os trabalhadores, é ainda referido, "farão três testes rápidos de antigénio com um intervalo de 15 dias". Após este período, a metodologia adotada, assim como a necessidade de manter os testes e a sua periodicidade, será "reavaliada com as autoridades de saúde competentes".

Este procedimento, aponta ainda a tutela, "visa garantir a segurança de todos, utentes e trabalhadores, reforçando as medidas de segurança já implementadas em matéria de sinalética, acrílicos separadores e pontos de desinfeção".

O uso obrigatório de máscara e higienização das mãos em dispensadores de álcool-gel disponibilizados para o efeito mantêm-se nas Lojas do Cidadão. De lembrar ainda que os portugueses só se devem deslocar a estes espaços quando realizado um agendamento e obtido a confirmação do mesmo

Na primeira semana de abertura (de 19 a 23 de abril), as Lojas de Cidadão "realizaram cerca de 50 mil atendimentos presenciais".

Leia Também: Lojas do Cidadão reabrem. Trabalhadores vão ser testados periodicamente

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório