Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

VIH, Hepatites e DST. Direção-Geral da Saúde apela à realização de testes

Recomendação surge no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, organizada pela EuroTEST, que decorre de 14 a 21 de maio. 

VIH, Hepatites e DST. Direção-Geral da Saúde apela à realização de testes
Notícias ao Minuto

17:26 - 13/05/21 por Notícias ao Minuto

País Direção-Geral da Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Infeção VIH e Sida e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, apelou, esta quinta-feira, à realização do teste à infeção por VIH, Hepatites virais e infeções sexualmente transmissíveis.

A recomendação, explica a autoridade para a Saúde, surge no âmbito da Semana Europeia do Teste de Primavera 2021, organizada pela EuroTEST, que decorre de 14 a 21 de maio

A iniciativa, pode ler-se numa nota enviada às redações, "tem por objetivo incentivar todas as comunidades da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde a promoverem a consciencialização sobre o benefício do diagnóstico precoce de infeções por VIH, Hepatites Virais e Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a eficácia da adesão ao tratamento".

Assim, a DGS associa-se à iniciativa e "relembra toda a comunidade que as infeções por VIH, hepatites virais e IST requerem a continuidade de respostas adequadas por parte dos serviços que acompanham os doentes e as pessoas em situação de maior risco".

"A pandemia de Covid-19 afetou especialmente as populações mais vulneráveis. Os dados de 2020 revelaram um decréscimo no número de testes realizados à escala global. É, por isso, particularmente importante promover o acesso aos testes como um serviço de saúde essencial", adiantou ainda.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2020, indicaram que o número de novos casos de infeção por VIH voltou a descer em 2019, mantendo-se a tendência de decréscimo que já se verificava desde 2000.

O teste é gratuito, seguro e confidencial. Saiba aqui onde o pode fazer. 

Leia Também: Esteve nos festejos do Sporting? DGS aconselha-o sobre o que deve fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório