Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ondas de calor em Portugal poderão ter o dobro da intensidade em 2050

As ondas de calor em Portugal e Espanha poderão ter o dobro da intensidade em 2050, segundo um estudo de projeções climáticas feito por investigadores das universidades galegas de Vigo e Santiago de Compostela.

Ondas de calor em Portugal poderão ter o dobro da intensidade em 2050
Notícias ao Minuto

16:33 - 13/05/21 por Lusa

País Clima

A investigação publicada na revista científica internacional Atmospheric Research aponta que as mudanças mais significativas acontecerão na região do centro e leste da Península Ibérica e que na costa mediterrânica e Pirenéus a intensidade das ondas de calor poderá aumentar 150 por cento.

Estes fenómenos também deverão abranger áreas cada vez maiores, aumentando a um ritmo entre 6% e 8% por década, o que sujeitará cada vez mais pessoas ao calor, provocará o aumento de consumo de energia para climatização e fará aumentar o risco de incêndios, preveem os cientistas.

Quando se analisam ondas de calor, os cientistas debruçam-se sobre quatro parâmetros, a frequência, a duração, a intensidade e a extensão de território que afetam, mas nesta investigação estudaram também o chamado fator de excesso de calor, que se relaciona com o efeito da temperatura no corpo humano.

O índice de excesso de calor pode usar-se para tomar decisões que reduzam os impactos negativos das ondas de calor na saúde pública ou em outros fatores, como a agricultura, florestas e energia.

Entre 1971 e 2000, a extensão média das ondas de calor aumentou 1,71% por década e a extensão máxima cresceu 4,3% em cada dez anos.

A tendência deverá continuar no futuro próximo e os estudos apontam para um aumento expressivo da intensidade, frequência, duração e extensão das ondas de calor ibéricas neste século.

Leia Também: Centenas de cidades sem planos para enfrentar alterações climáticas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório