Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os concelhos que recuam e os que seguem a 'desconfinar'

Após reunião do Conselho de Ministros, o Governo determinou que há três concelhos que avançam no desconfinamento, dois que recuam e 12 que ficam em alerta.

Os concelhos que recuam e os que seguem a 'desconfinar'
Notícias ao Minuto

15:50 - 13/05/21 por Ana Lemos

País Pandemia

A lista dos concelhos de risco com base no risco de incidência de casos de infeção por 100 mil habitantes foi, esta quinta-feira, revista pelo Governo. de acordo com a atualização semanal feita em Conselho de Ministros e que aponta para o avanço no desconfinamento de três concelhos: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes, bem como a freguesia Longueira-Almograve (concelho de Odemira).

Arganil e Lamego recuam à 3.ª fase do plano de desconfinamento, sendo aplicadas as regras de 19 de abril. E o concelho de Resende mantém-se na 2.ª fase do plano desconfinamento, nível para o qual avançou a freguesia de São Teotónio (concelho de Odemira).

A ministra Mariana Vieira da Silva salientou, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, que o país está "claramente no nível verde", com a incidência "abaixo de 50: 48,7% e menos de 50 casos por cada 100 mil habitantes". Uma evolução "muito positiva", destacou.

Notícias ao Minuto Eis a lista atualizada dos concelhos e o nível em que estão no plano de desconfinamento© GovernoDestaque ainda para "12 concelhos" que passam a estar em alerta: Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares, e Odemira.

A ministra destacou que desta lista "há sete concelhos que estavam em alerta na semana passada e que se mantêm", "cinco  que passam a estar" e "14 concelhos que deixam de estar" em situação de alerta.

A generalidade do país continua, assim, a seguir as regras do desconfinamento iniciadas a 1 de maio. O que significa que têm permissão de funcionamento de restaurantes e espetáculos até às 22h30, comércio em geral até às 21h nos dias de semana e até às 19h aos fins de semana e feriados.

Os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar com a limitação condicionada a um máximo de seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas. E, podem ser praticadas todas as modalidades desportivas, bem como toda a atividade física ao ar livre. A lotação para casamentos e batizados está limitada a 50% do espaço.

Consulte aqui as regras aplicáveis a cada concelho

[Notícia atualizada às 17h25]

Acompanhe aqui a conferência de imprensa do Conselho de Ministros:

Leia Também: "Condições para continuar com medidas aprovadas". Mas há "acertos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório