Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

É oficial. José Alberto Ribeiro é o novo diretor do Palácio da Ajuda

A designação para diretor do Palácio Nacional da Ajuda/Museu do Tesouro Real do historiador José Alberto Ribeiro, em comissão de serviço, na sequência de um processo concursal, vem hoje publicada em Diário da República (DR).

É oficial. José Alberto Ribeiro é o novo diretor do Palácio da Ajuda
Notícias ao Minuto

12:09 - 13/05/21 por Lusa

País Palácio da Ajuda

De acordo com o despacho n.º 4826/2021, publicado na série II do DR de hoje, emitido pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), é indicado que a nomeação para exercer o cargo, em comissão de serviço, por um período de três anos, é renovável duas vezes por igual período, com efeitos a partir de 01 de março deste ano.

José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, desde maio de 2013, tinha-se proposto aos concursos internacionais para cargos de direção em museus e monumentos nacionais, organizados pela tutela, e foi um dos candidatos que se manteve no cargo.

A nomeação para as funções de direção intermédia de 1.º grau, surge na sequência da decisão fundamentada do júri do concurso, "em virtude de ter evidenciado, em resultado do procedimento concursal realizado, reunir as condições exigidas para o cargo a prover, e possuir a competência técnica, aptidão, formação e experiência profissional necessárias para o [seu] exercício".

José Alberto Ribeiro tem o doutoramento em História, na especialidade em Arte, Património e Teoria do Restauro na Faculdade de Letras de Lisboa, e é mestre em Arte, Património e Restauro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2003).

Licenciado em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1993), fez uma pós-graduação na International Summer School in Cultural Economics, Amesterdão, no curso Economics of Cultural Heritage and Museums (2011).

Tem ainda uma pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo - ISCTE/Business School - Indeg Graduate.

Diretor do Palácio Nacional da Ajuda desde maio de 2013, foi presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Museus (ICOM na sigla em inglês) de 2014 a 2020, e diretor da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves de 2006 a 2013.

Enquanto Diretor do Palácio Nacional da Ajuda exerceu funções inerentes à gestão do museu, programação cultural e co-comissariado de várias exposições, responsável pelos apoios mecenáticos concedidos ao museu para restauro de salas, musealização de novos espaços, estabelecimento de parcerias com universidades, entre outras áreas.

Foi o criador do Grupo de Amigos do Palácio Nacional da Ajuda.

Técnico superior do quadro do Instituto Português do Património Arquitetónico (IPPAR), exerceu funções na Galeria de Pintura do Rei D. Luís desde 1994.

Foi assistente Convidado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa (2002 a 2009).

José Alberto Ribeiro é autor ou coautor de livros e estudos publicados em revistas ou livros de História de Arte e Património, e tem orientado as suas investigações nos campos da museologia, história do colecionismo e da arte portuguesa dos séculos XIX-XX, com particular atenção aos membros da Casa Real Portuguesa e as suas práticas culturais e artísticas.

A designação do diretor do Palácio Nacional da Ajuda acontece depois das já publicadas, esta semana, de Santiago Augusto Ferreira Macias para diretor do Panteão Nacional, de Vítor Manuel da Silva Dias, para o Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional, de Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro, para diretora do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, de António Manuel Torres da Ponte, para o Museu Nacional de Soares dos Reis, e de Sandra Maria Fonseca Leandro, para o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.

Leia Também: Palácio da Ajuda: Faltou "capacidade" financeira para comprar coroa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório