Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Vacinação contra a Covid-19. Como está Portugal no panorama da UE?

País está acima da média europeia quer no número de pessoas com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 quer no número de cidadãos imunizados.

Vacinação contra a Covid-19. Como está Portugal no panorama da UE?
Notícias ao Minuto

23:04 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

Em Portugal, mais de um milhão de pessoas já foram inoculadas com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus. Ou seja, 11,4% da população residente no país está já imunizada contra o vírus responsável pela pandemia da Covid-19. 

Com esta percentagem de população imunizada, Portugal encontra-se na 13.ª posição do ranking e ligeiramente acima da média europeia (11,2%), numa tabela liderada por Malta (com 28.82% da população com as duas doses do fármaco). À frente de Portugal, além de Malta, estão a Hungria, a Dinamarca, a Lituânia, a Espanha, a Grécia, a Roménia, a Itália, a Estónia, a Eslovénia, a  França e Luxemburgo.

Abaixo de Portugal e da média da UE estão a Eslováquia, a Áustria, o Chipre, a Irlanda, a Polónia, a República Checa, a Alemanha, a Bélgica, a Suécia, a Croácia, a Bulgária, a Letónia e a Finlândia. 

Em Malta, 60.17% da população tem pelo menos uma vacina, e em Portugal essa percentagem é de 30.01%, sendo a média europeia de 28.96%. A Bulgária é o país com menor percentagem da sua população vacinada (9.52%). A Finlândia, que tem apenas 3.99% da população com a vacinação completa, tem, no entanto, 35.61% de residentes já vacinados com pelo menos uma dose, muito acima da média europeia. 

Os dados da vacinação na UE foram compilados através da informação do site Our World In Data pela página  COVID-19 Vaccination. 

Ainda de acordo com a mesma página, Portugal administra  41.35 doses por cada 100 habitantes, ocupando a 10.ª posição neste ranking, também acima da média europeia (40.22). 

De recordar que o coordenador da task-force do plano de vacinação contra a Covid-19 antecipou hoje para final de julho ou início de agosto a cobertura de 70% da população com pelo menos a primeira dose da vacina.

Leia Também: AO MINUTO: Festejos? Quando as coisas correm bem "marcamos autogolos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório