Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal e Argentina estão a estudar "ligações aéreas diretas"

O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, está de visita a Portugal e foi recebido, na manhã de hoje, pelo primeiro-ministro, António Costa.

Portugal e Argentina estão a estudar "ligações aéreas diretas"
Notícias ao Minuto

13:50 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

País António Costa

O primeiro-ministro recebeu, esta manhã, na residência oficial, no Palácio de São Bento, o Presidente da República da Argentina.

Após o encontro, António Costa recordou que "Portugal foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência da Argentina" e este país foi o "primeiro do mundo a reconhecer, em 1910, a proclamação da República em Portugal".

"A proximidade entre os nossos países já vem de há muitos anos e agora tem se estreitado. Portugal está a exercer a presidência rotativa da União Europeia, quando a Argentina assume a presidência rotativa do Mercosul", realçou ainda o governante português.

Sobre o encontro em questão, António Costa revelou que trocaram "impressões sobre as oportunidades que se abrem de uma maior colaboração bilateral em vários domínios, como por exemplo, na área da ciência, dos espaços, das alterações climáticas. A estudar a oportunidade de poder existir ligações aéreas diretas entre a Argentina e Portugal quando vencida a pandemia e o mundo voltar a viajar e também a possibilidade de trabalharmos na relação triangular, em particular, com os países africanos".

Em cima da mesa esteve ainda o acordo de colaboração entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. "Ambos consideramos urgente que a Comissão Europeia apresente a proposta do documento complementar sobre os compromissos de matéria ambiental e combate à desflorestação, que são dois temas críticos e muito importantes para podermos fazer avançar o acordo desenhado", contou o governante português, adiantando que "durante esta nossa presidência portuguesa" espera que sejam dados "passos concretos" para fazer avançar este acordo.

Antes de terminar, António Costa expressou a esperança no reforço das relações bilaterais entre Portugal e Argentina e entre este país e a União Europeia.

Leia Também: Costa evoca Camões para justificar Conferência sobre o Futuro da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório