Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Esta foi uma Cimeira de sucesso" e que abriu portas a acordos com Índia

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia estão este sábado reunidos no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal. O Pilar Social e a Reunião de Líderes UE-Índia foram os pontos altos do evento.

"Esta foi uma Cimeira de sucesso" e que abriu portas a acordos com Índia
Notícias ao Minuto

15:23 - 08/05/21 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Conselho Europeu informal

"Esta foi uma Cimeira de sucesso e as portas ficam abertas para que possamos avançar e concretizar rapidamente acordos com a Índia". As palavras são de António Costa que destacou, no final de uma conferência de imprensa conjunta com os presidentes do Conselho, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e depois da reunião de líderes União Europeia/Índia, o êxito deste certame. 

No Palácio de Cristal, o primeiro-ministro português vincou que estes acordos são "fundamentais para o relançamento da economia global. Temos todas as condições para acelerar a realização destes acordos de comércio, investimento e de proteção das indicações geográficas". 

Esta Cimeira Social permitiu, como defendeu o governante português, "alcançar dois dos principais objetivos da presidência portuguesa". O primeiro diz respeito "à realização desta Cimeira com a Índia. A Europa e a Índia são os dois maiores espaços democráticos do mundo e a sua parceria estratégica tem uma enorme relevância do ponto de vista geoestratégico, na defesa do multilateralismo e na junção de esforços para enfrentarmos juntos grandes questões globais". 

Pela primeira vez, continuou, "estas Cimeiras não foram meramente institucionais. Tivemos uma Cimeira onde o primeiro ministro indiano esteve com a Comissão Europeia, mas também com os 27 líderes da União". 

Ainda do ponto de vista político, António Costa classificou como "muito significativo que, num momento em que a Índia enfrenta uma situação tão dramática do ponto de vista da epidemia de covid-19, Narendra Modi não tenha adiado esta cimeira".

"Manteve esta cimeira e, apesar de ter sido feita através de videoconferência, teve resultados muito importantes", advogou o líder do Executivo português.

A reunião de líderes União Europeia/Índia, que hoje se realizou no Porto, teve como principal objetivo relançar as negociações sobre comércio e investimento e reforçar a cooperação, nomeadamente na tecnologia e na saúde.

O encontro juntou os líderes dos 27 Estados-membros e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que acabou por cancelar a viagem a Portugal devido à situação pandémica na Índia e participou por vídeoconferência.

A União Europeia é o maior parceiro comercial da Índia e o segundo maior destino das exportações indianas.

Esta cimeira com a Índia foi um dos principais objetivos da política externa de António Costa desde janeiro de 2017, quando realizou uma visita de Estado de cinco dias à Índia.

Numa segunda visita a Nova Deli, em dezembro de 2019, António Costa acertou com Narendra Modi que a cimeira entre União Europeia e Índia seria marcada para o período da presidência portuguesa do Conselho da EU, no primeiro semestre deste ano, e aconteceu hoje.

Leia Também: Cimeira Social. EUA juntam-se contra à difusão do ódio na internet

Recomendados para si

;
Campo obrigatório