Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Valongo na quarta fase de desconfinamento gera gratidão e alerta

O presidente da Câmara de Valongo agradeceu hoje à população do concelho o avanço para a quarta fase do desconfinamento e pediu resistência ao vírus para que a curva dos contágios possa manter-se descendente.

Valongo na quarta fase de desconfinamento gera gratidão e alerta
Notícias ao Minuto

21:05 - 07/05/21 por Lusa

País Pandemia

Após a avaliação semanal da curva do contágio da covid-19 em Portugal realizada na quinta-feira, Valongo foi um dos concelhos que transitou para a quarta fase, dado apresentar 115 casos por 100 mil habitantes.

Em declaração à Lusa, José Manuel Ribeiro lembrou a perceção assumida há uma semana, quando o concelho foi mantido na fase três por apresentar números superiores aos 120 casos por 100 mil habitantes.

"Disse há uma semana que tinha esperança, que tinha confiança na população do concelho de Valongo e tinha razão. De facto, houve aqui um esforço e conseguimos ficar ontem [quinta-feira] abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes. Valeu o esforço da população a quem já agradeci", afirmou o autarca socialista.

Todavia, José Manuel Ribeiro apelou à população para que "continue a resistir ao vírus" segundo a "ótica de que os pequenos gestos evitam grandes números".

Sobre o facto de Paredes, um dos concelhos que se mantém na fase três, ser vizinho de Valongo, o autarca reconheceu haver "movimentos pendulares" e a "relação ser muito intensa", mas retirou carga negativa a essa realidade.

"Eu não sei que zona do concelho de Paredes é a mais afetada, portanto pode nem ser vizinha a Valongo", disse.

O autarca elogiou ainda a PSP e a GNR pelas "ações muito musculadas que cessaram e multaram as duas festas de swing" que ocorreram no concelho nas últimas semanas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.989 pessoas dos 838.852 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Plano de desconfinamento. Os concelhos que avançam e os que recuam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório