Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Tribunal decide 62 casos de fogo posto incluindo o que matou 75 animais

O tribunal do Porto decide hoje o caso de um homem acusado por atear 62 incêndios florestais naquele distrito, incluindo o que matou 75 cães e gatos numa zona serrana de Santo Tirso.

Tribunal decide 62 casos de fogo posto incluindo o que matou 75 animais
Notícias ao Minuto

06:03 - 06/05/21 por Lusa

País Porto

No início do julgamento, em 19 de abril, o arguido assumiu ter ateado apenas três incêndios na zona de Paredes e Valongo, recusando qualquer envolvimento nos demais, incluindo o que também deflagrou em Valongo e veio a alastrar à serra da Agrela, em Santo Tirso, atingindo dois canis ilegais.

Deste incêndio resultou a morte de sete dezenas e meia de animais e 190 outros foram resgatados com vida e acolhidos por associações, particulares e canis municipais.

O arguido, um eletricista de 29 anos, confessou aos juízes do Porto o seu fascínio pelo fogo, manifestando interesse em receber tratamento para a piromania.

O homem, que um juiz de instrução criminal mandou prender preventivamente, foi detido pela Polícia Judiciária em 05 de agosto de 2020, após ter dado início a um incêndio junto ao kartódromo de Baltar, no concelho de Paredes, conforme revelou então a Polícia Judiciária.

O alegado pirómano "estava consciente dos riscos, mas isso não o impediu de prosseguir numa atividade repetida, deliberada e prolongada no tempo, que apenas se pode explicar por uma atitude de satisfação pelos danos e perigos causados", segundo acusação.

A leitura do acórdão está marcada para as 09:15 no Juízo Central Criminal do Porto, que funciona nas instalações judiciais de São João Novo.

Leia Também: PAN pede debate de urgência na quinta-feira sobre situação em Odemira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório