Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Marcelo e as selfies em escola do Porto no Dia da Língua Portuguesa

Presidente destacou a importância de dar "uma vida nova" ao Plano Nacional de Leitura. Português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes.

Notícias ao Minuto

15:55 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

No Dia Mundial da Língua Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa esteve na Escola Secundária Carolina Michaëlis, no Porto, onde as selfies regressaram. Em tempos de desconfinamento, os alunos aproximaram-se do Presidente da República e voltou a atestar-se a popularidade das fotografias com o chefe de Estado. 

Na escola, Marcelo Rebelo de Sousa foi ainda fotografado a observar uma imagem do pai, Baltasar, que inaugurou o estabelecimento - pode vê-la na galeria acima. 

Durante a visita, o Presidente da República  defendeu a necessidade de existirem "mais condições para se falar e ler mais português", considerando que se tal não for feito "o português tenderá não a crescer, mas a morrer".

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância de se dar "uma vida nova" ao Plano Nacional de Leitura, às escolas, às famílias e comunidade em geral.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019, assinala-se hoje e as celebrações decorrem em 44 países, com mais de 150 atividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, esse número cresça para quase 400 milhões e, em 2100, para mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas.

Globalmente, 3,7% da população mundial fala português, que é língua oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países (CPLP) e em Macau.

Leia Também: Marcelo diz que Europa está "no bom caminho" para poder utilizar fundos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório