Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Idosa de 92 anos desaparecida encontrada "deitada no meio da vegetação"

Mulher foi transportada para o hospital para o seu estado de saúde ser acompanhado. GNR deixou conselhos para idosos e familiares.

Idosa de 92 anos desaparecida encontrada "deitada no meio da vegetação"
Notícias ao Minuto

07:48 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

País Vila Nova de Famalicão

Uma idosa de 92 anos que estava desaparecida foi localizada, no dia 3 de maio, segunda-feira, pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Braga, através do Posto Territorial de Joane, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

"Após o alerta de familiares, às 13h30, a comunicar o desaparecimento da idosa desde as 10h00", é explicado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "os militares da Guarda de imediato encetaram diligências policiais para a localizar, percorrendo toda a área envolvente".

"A idosa acabou por ser localizada por volta das 14h20, junto a uma casa desabitada, prostrada no chão e deitada no meio da vegetação", é ainda explicado.

Foi acionada a assistência médica para o local, e a idosa foi transportada para uma unidade hospitalar para acompanhamento do seu estado de saúde.

No mesmo comunicado, a GNR destaca que tem estado "particularmente atenta" ao desaparecimento de idosos, deixando ainda alguns alertas

  • "Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem;
  • Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura;
  • Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular;
  • Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos."

Leia Também: Maddie desapareceu há 14 anos. "O mês de maio é duro", assinalam pais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório