Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

José Festas: Costa salienta "lutador" em defesa dos pescadores

O primeiro-ministro lamentou hoje a morte do mestre José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, considerando que foi um lutador em defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar.

José Festas: Costa salienta "lutador" em defesa dos pescadores
Notícias ao Minuto

22:17 - 04/05/21 por Lusa

País José Festas

José Festas, pescador e dirigente associativo natural de Vila do Conde, no distrito do Porto, morreu hoje, aos 58 anos, vítima de doença.

"Foi com pesar que tive conhecimento da morte de José Festas, o mestre Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar. Um lutador na defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

José Festas estava à frente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar há quase 14 anos, desde que esta instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando por medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar.

O pescador e dirigente associativo, popularmente apelidado de "mestre Festas", viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, em maio de 2017.

A nível local, José Festas foi distinguido duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e com a Medalha de Mérito ao Associativismo.

A Câmara Municipal de Vila do Conde manifestou hoje "profundo pesar" pela sua morte.

Leia Também: Morreu José Festas, defensor das condições de segurança dos pescadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório