Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

José Festas: Marcelo elogia trabalho pela segurança dos pescadores

O Presidente da República lamentou hoje a morte de José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, e elogiou o seu trabalho à frente desta instituição, considerando que "serviu sempre com grande profissionalismo".

José Festas: Marcelo elogia trabalho pela segurança dos pescadores
Notícias ao Minuto

20:59 - 04/05/21 por Lusa

País José Festas

José Festas, pescador e dirigente associativo natural de Vila do Conde, no distrito do Porto, morreu hoje, aos 58 anos, vítima de doença.

Através de uma mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou "profundo pesar" pela morte de José Festas e dirigiu "as mais sentidas condolências" à sua família, amigos e associados.

"O mestre Festas, como era conhecido entre todos, serviu sempre com grande profissionalismo a causa do Mar e da segurança dos pescadores, vivendo abnegadamente pela proteção dos mais vulneráveis dentro da comunidade piscatória", escreveu o chefe de Estado.

O Presidente da República expressou o desejo de que "o reconhecido valor do mestre e do que alcançou na Associação Pró-Maior persistam como forma de enaltecer o seu legado, tão relevante quer para os que enfrentam diariamente as vicissitudes das tarefas pesqueiras, quer para quem sofre com as angústias de ficar em terra".

José Festas estava à frente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar há quase 14 anos, desde que esta instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando por medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar.

O pescador e dirigente associativo, popularmente apelidado de "mestre Festas", viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, em maio de 2017.

A nível local, José Festas foi distinguido duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e com a Medalha de Mérito ao Associativismo.

A Câmara Municipal de Vila do Conde manifestou hoje "profundo pesar" pela sua morte.

Leia Também: Morreu José Festas, defensor das condições de segurança dos pescadores

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório