Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Proteção Civil vai levar a cabo o exercício FÉNIX 2021 em Bragança

O exercício vai decorrer nesta quarta e quinta-feira.

Proteção Civil vai levar a cabo o exercício FÉNIX 2021 em Bragança
Notícias ao Minuto

15:41 - 04/05/21 por Notícias ao Minuto

País Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai realizar, nesta quarta e quinta-feira, o exercício FÉNIX 2021, no distrito de Bragança. 

"Trata-se de um exercício de proteção civil que decorre, no primeiro dia, 5 de maio, na modalidade CPX (Command Post Exercise), isto é, em contexto de posto de comando, e, no segundo dia, 6 de maio, na modalidade LIVEX (Live Exercise), ou seja, com movimentação no terreno de meios operacionais", refere a ANEPC em nota enviada às redações. 

O exercício FÉNIX 2021 tem como objetivo testar o nível de resposta do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) em situação de incêndio rural. Para tal, será exercitada "a capacidade de comando operacional, controlo e comunicações dos vários escalões decisórios intervenientes na gestão das operações de proteção e socorro". 

Durante o exercício, vão ainda ser testados outros cenários, nomeadamente de um acidente com um veículo de bombeiros, de evacuação de um aglomerado populacional, de despiste de um veículo para o rio e de evacuação de um lar de idosos.

No exercício FÉNIX 2021, que conta com a participação dos municípios de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, estarão envolvidos 800 operacionais. 

Leia Também: Bombeiros de Oleiros passam a ter duas equipas de intervenção permanente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório