Meteorologia

  • 31 JULHO 2021
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Cerca sanitária no concelho de Odemira? Avaliação "é muito positiva"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu esta manhã de terça-feira a uma reunião da task force criada para operacionalizar ações de controlo da pandemia na cerca sanitária das freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, no município de Odemira. 

Cerca sanitária no concelho de Odemira? Avaliação "é muito positiva"

O ministro Eduardo Cabrita fez, esta terça-feira, uma avaliação positiva do impacto da cerca sanitária nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, em Odemira. 

"Temos uma avaliação muito positiva do esforço que está a ser feito por todas as entidades e do impacto deste conjunto de medidas de saúde pública", afirmou o governante, em declarações aos jornalistas. 

O ministro adiantou também que, durante o passado mês de abril até ao dia 3 de maio, "foram realizados 11 mil testes" de despiste ao novo coronavírus no município e que, até ao dia de ontem, praticamente todos os cidadãos identificados com mais de 60 anos em Odemira já tinham recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Ainda sobre a situação epidemiológica no concelho, Eduardo Cabrita sublinhou que, ao longo da última semana, não houve um agravamento da pandemia nas 11 freguesias sem cerca sanitária e não houve registo de casos em São Teotónio e Almograve: "A evolução prova que estamos no caminho certo e temos que manter esta resiliência que reduz a incidência para menos de metade nestas duas freguesias", vincou.

Confrontado com a decisão de levantar a cerca sanitária, o governante remeteu a deliberação para a próxima reunião do Conselho de Ministros, dia 6.

"O Estado é o maior credor do Zmar"

Sobre a, já tão polémica, requisição civil do Zmar, o ministro esclareceu que os migrantes que para lá serão transferidos vão permanecer na zona privada do parque de campismo. A transferência para várias infraestruturas de Odemira poderá ocorrer ainda durante o dia de hoje. 

Ainda sobre o caso Zmar, Eduardo Cabrita defendeu que tem sido dito no espaço público muita coisa que "não tem nenhum sentido" e recordou que "o Estado é o maior credor do Zmar".

O governante informou também que para a Pousada da Juventude irão "pessoas positivas assintomáticas que não tenham condições de permanência no seu alojamento", e que os casos negativos deverão ser encaminhados para a residência de estudantes do município.

O ministro Eduardo Cabrita destacou ainda que a Base Aérea de Beja e a Base Naval do Alfeite estão "à disposição de Odemira". 

Leia Também: Encerrados empreendimentos turísticos e AL em São Teotónio e Almograve

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório