Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Aberto processo de classificação do Aquário Vasco da Gama

A abertura dos procedimentos para a classificação do edifício do Aquário Vasco da Gama, em Algés, no concelho de Oeiras e no distrito de Lisboa, foi hoje publicada no Diário da República.

Aberto processo de classificação do Aquário Vasco da Gama
Notícias ao Minuto

11:50 - 04/05/21 por Lusa

País Diário da República

De acordo com o diploma hoje publicado, o processo de classificação, iniciado pela Direção-Geral do Património Cultural, inclui o edifício e o jardim do Aquário Vasco da Gama, na Rua Direita do Dafundo.

A abertura do processo de classificação implica que o imóvel em vias de classificação e os localizados na zona geral de proteção (50 metros contados a partir dos seus limites externos) ficam desde já abrangidos por medidas de proteção.

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 20 de maio de 1898, pela ocasião da celebração do quarto Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por iniciativa do rei D. Carlos I, um entusiasta da oceanografia.

O aquário-museu, um dos mais antigos do mundo em atividade, é dedicado à diversidade da fauna portuguesa e está atualmente ao cuidado da Marinha.

Os dados relevantes para este processo estão disponíveis para consulta nas páginas da Direção-Geral do Património Cultural (www.patrimoniocultural.gov.pt) e da Câmara Municipal de Oeiras (www.cm-oeiras.pt).

Leia Também: Chaves teme que confinamento na Galiza atrase recuperação económica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório