Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

DECO quer rótulo "fácil e rápido" em alimentos para ajudar consumidores

A organização de defesa do consumidor quer que o Governo harmonize e simplifique a interpretação do valor nutricional de um alimento embalado em Portugal, através do rótulo Nutri-Score.

DECO quer rótulo "fácil e rápido" em alimentos para ajudar consumidores
Notícias ao Minuto

08:53 - 04/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia Nutri-Score

Nutri-Score é um rótulo que, através de cores e de letras, comunica de um modo "fácil e rápido" o valor nutricional dos alimentos. Considerando a dificuldade que muitos consumidores expressam no que toca a compreender se um alimento é saudável ou não, a DECO Proteste quer enviar uma carta ao Governo para que passe a ser obrigatória a colocação deste rótulo em todos os produtos alimentares embalados no país. 

"Pretendemos que o Governo adote o Nutri-Score, logótipo nutricional colorido na frente da embalagem, como esquema de informação nutricional oficial. É fundamental para ajudar os consumidores a escolherem alimentos mais saudáveis", pode ler-se num nota divulgada, esta segunda-feira, pela organização que apela à população para que assine o documento a entregar ao Executivo socialista. 

De acordo com a DECO Proteste, neste dossier, que será também entregue aos grupos parlamentares, é explicada a "robustez científica e utilidade para os consumidores" do Nutri-Score. 

"Interpretar o valor nutricional de um alimento embalado pode ser um quebra-cabeças. (...) Alguns estudos provam que o Nutri-Score é um esquema intuitivo. É ainda bem compreendido por pessoas com poucos conhecimentos em nutrição e com baixo nível socioeconómico, o que o torna uma ferramenta interessante para combater as desigualdades sociais. Adotado em sete países europeus, e apoiado por várias associações de consumidores, o Nutri-Score também reúne consenso entre centenas de cientistas e profissionais da área da saúde", garante a maior organização de defesa do consumidor no país.

Notícias ao Minuto © DECO Proteste

Tudo sobre o Nutri-Score

Este logótipo tem uma forma retangular e está dividido em cinco cores (verde, verde-claro, amarelo, laranja e vermelho), ligadas, por sua vez, às letras A a E, respetivamente. "Com esta escala, pretende-se mostrar a qualidade nutricional dos alimentos e, ao mesmo tempo, apostar numa interpretação fácil e rápida". 

Em Portugal, já há vários alimentos que contam com este rótulo - como por exemplo, "bolachas, chips à base de milho, leite, bebidas de soja, ervilhas enlatadas e refrigerantes" -, contudo, ainda não são muitos, "uma vez que é de uso voluntário e depende da boa vontade de fabricantes e distribuidores".

Ainda segundo a DECO Proteste, o Nutri-Score foi criado por uma equipa francesa de pesquisa em nutrição, liderada por Serge Hercberg, médico com especialização em epidemiologia e nutrição, e foi implementado, em 2017, "como a escolha da autoridade de saúde francesa, aplicável aos alimentos transformados e pré-embalados, incluindo bebidas não-alcoólicas, para colocar na frente dos rótulos". Entretanto, este rótulo já foi adotado na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Suíça.

Leia Também: Vitamina C: Quando é demasiada? Limite improvável, mas possível

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório