Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental

Os níveis de pólen no ar vão estar muito elevados em Portugal continental durante os próximos dias, o que pode desencadear crises alérgicas, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Concentrações de pólenes muito elevadas em Portugal continental
Notícias ao Minuto

16:48 - 03/05/21 por Helena Neves Marques

País Pólenes

"Com uma maior concentração de pólenes na atmosfera, crianças e adultos alérgicos aos pólenes devem evitar a exposição às substâncias que causam alergia", aconselha a SPAIC num comunicado em que divulga o seu Boletim Polínico, na semana em que se assinala o Dia Mundial da Asma (05 de maio).

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica adverte que até ao dia 06 de maio os pólenes estarão em níveis muito elevados, o que pode desencadear crises alérgicas, incluindo nos doentes asmáticos.

De acordo com o Boletim Polínico, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados em todas as regiões de Portugal continental, predominando os pólenes das árvores sobreiro e outros carvalhos, pinheiro e vidoeiro, e das ervas gramíneas, parietária, azeda, tanchagem e urtiga.

Já na região autónoma da Madeira, os pólenes encontram-se em níveis baixos, com destaque para os pólenes das árvores pinheiro e das ervas parietária e gramíneas.

Também em Ponta Delgada (região autónoma dos Açores), as concentrações de pólenes estão em níveis baixos, com predomínio dos pólenes das ervas urtiga e parietária, e da árvore pinheiro.

Leia Também: Pacientes com alergia à penicilina podem tomar antibiótico na cirurgia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório