Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Novo quartel dos Bombeiros de Espinho é inaugurado no sábado

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE), que foi a primeira corporação portuguesa a resultar da fusão de duas estruturas autónomas, será inaugurado no sábado, embora já esteja em uso desde final de 2020.

Novo quartel dos Bombeiros de Espinho é inaugurado no sábado
Notícias ao Minuto

13:32 - 03/05/21 por Lusa

País Espinho

Esse edifício do distrito de Aveiro custou cerca de 2,5 milhões de euros e foi construído com fundos comunitários e verbas da Câmara de Espinho, com base num contrato de permuta que, em troca da despesa com o novo imóvel da freguesia de Silvalde, entregou à autarquia os dois edifícios do centro da cidade que vinham sendo ocupados pelas equipas antes afetas aos Bombeiros Voluntários de Espinho e aos Bombeiros Voluntários Espinhenses.

Segundo o comandante dos BVCE, no novo quartel estão agora 89 operacionais - cerca de um terço dos quais mulheres - e os 28 veículos terrestres e aquáticos da frota que, ao longo dos últimos cinco anos, "tem vindo a ser reforçada" para melhor se ajustar à realidade do concelho.

"Este quartel é o mais recente do país e foi feito para cumprir as indicações mais atuais ao nível do trabalho dos bombeiros, com ganhos evidentes de economia de escala", declarou Pedro Louro à Lusa.

Constituindo o culminar de um processo de fusão que esse responsável considera "pioneiro e único" no país, o edifício instalado junto à Nave Desportiva Polivalente de Espinho vem conferir uma nova dinâmica ao trabalho dos BVCE porque "concentra num mesmo espaço todos os recursos que antes estavam distribuídos por dois quartéis".

Situando-se fora da zona comercial da cidade, permite deslocações mais rápidas até à generalidade do concelho e facilita o acesso a outros municípios, o que também representa "um trabalho otimizado no plano logístico, ao nível de operações e manutenção".

A construção esteve a cargo do consórcio entre as empresas FullProjekts, DACOP - Construções e Obras Públicas e ASCouto - Sociedade de Construções António S. Couto, tendo sido financiada em 15% pela autarquia local e em 85% pelo POSEUR - Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Ocupando 2.900 metros quadrados de edificado entre mais de 8.000 de área total, o novo quartel está apto a acomodar um crescimento do corpo ativo dos BVCE até 120 operacionais e foi idealizado para aumentar na corporação "a sua capacidade de gestão face aos riscos", sobretudo no "domínio prioritário da redução de incêndios florestais".

Leia Também: Vacinação avança com primeira dose da Pfizer para mais 9 mil bombeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório