Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Candidatura da Geira romana de Terras de Bouro à UNESCO "já está pronta"

A candidatura da Geira romana que atravessa Terras de Bouro, no distrito de Braga, a Património da Humanidade "já está pronta" e tem como objetivo "garantir o reconhecimento" daquele território como "referência cultural e turística", adiantou hoje a autarquia.

Candidatura da Geira romana de Terras de Bouro à UNESCO "já está pronta"
Notícias ao Minuto

13:12 - 03/05/21 por Lusa

País UNESCO

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, explicou que a "parte que cabia à autarquia" no processo de classificação da Via Nova do Itinerário de Antonino, que ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta, em Astorga, em Espanha, ao longo de 240 milhas romanas, cerca de 318 quilómetros, "está concluída", aguardando "luz verde" do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tem a tutela da Comissão Nacional da UNESCO, "para que seja entregue fisicamente".

Para o autarca, a classificação da Geira como património mundial é "uma grande passo para garantir a conservação" daquele bem e "uma forma de colocar Terras de Bouro numa rota cultural única".

"Este é um dos traços distintivos do nosso concelho e que muito nos orgulha. É um testemunho histórico, único e que pode tornar este território uma referência cultural, e, por consequência, turística, assumindo uma grande importância para o desenvolvimento da economia do concelho, essencialmente alicerçada no turismo", explicou Manuel Tibo.

A Via Nova é, segundo informação que consta na referida candidatura, "uma das estradas romanas melhor conservadas e mais investigadas do noroeste da Península Ibérica, encontrando-se a secção portuguesa, na qual se inclui o troço no território do concelho de Terras de Bouro, entre as milhas XIV e XXXIV".

Classificado em 2012 como Monumento Nacional pela Direção-Geral do Património Cultural, aquele troço português da via romana, que atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês, tem 140 marcos miliários inventariados, dos quais 102 se conservam 'in loco', "a maioria deles com epígrafes que dão testemunho das políticas regionais promovidas pelo Império Romano".

Os marcos miliários eram colocados nas vias romanas com intervalos de cerca de 1.480 metros, têm inscrito o número da milha da via e a distância até ao fórum romano e permitem "de forma consensual" apontar o ano 80 D.C como data da conclusão daquele caminho.

A Via Nova cruza a cadeia montanhosa da Galiza meridional, atravessando as bacias dos rios Cávado, Homem, Lima, Navia e Sil, passando por Las Médulas, "um dos locais de mineração de ouro mais importantes do Império Romano no ocidente", e é tida com tendo sido "essencial para reforçar o triângulo das cidades augustas do noroeste Ibérico (Bracara, Lucus [Lugo, na Galiza] e Asturica).

O sucesso desta via, enquanto infraestrutura de comunicação e com "grande importância estratégica", prevaleceu ao longo dos séculos e, nos últimos anos, a Geira tem vindo a ser considerada também como via de peregrinação a Santiago de Compostela.

"A classificação pela UNESCO vai também permitir delinear uma zona de proteção, com regras próprias, de forma a assegurar a salvaguarda e proteção da área envolvente da Geira, sendo para isso implementado um plano diretor específico", realça a candidatura.

A câmara de Terras de Bouro anunciou em 2004 a intenção de candidatar a Geira a Património da Humanidade, iniciativa que, disse Manuel Tibo, "envolveu a população, juntas de freguesias, associações" e se tornou "um desígnio" para a autarquia.

"A candidatura já está pronta. Agora só falta o aval do Ministério dos Negócios Estrangeiros para apresentar fisicamente o documento para integrar a lista de monumentos a candidatar", finalizou Manuel Tibo.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório