Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Ação social. Porto admite ação para travar transferência de competências

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, admitiu hoje avançar com uma providência cautelar para travar a transferência de competências na área da ação social, que se efetivará a 31 de março de 2022.

Ação social. Porto admite ação para travar transferência de competências

"Vamos analisar no foro jurídico a eventualidade de suscitar uma providência cautelar, porque o espírito da lei é claramente violado", afirmou o autarca, na reunião do executivo desta manhã.

Em 19 de abril, a autarquia recusou, com os votos contra do PS, a descentralização de competências na área da ação social para 2021, o que representaria para o município um défice anual superior a seis milhões de euros.

Numa informação aos vereadores, durante o período antes da ordem do dia, Rui Moreira voltou a criticar a descentralização de competências, nomeadamente na área da ação social, cujo custo global estimado ronda os oito milhões de euros.

Salientando que a verba que a Segurança Social quer transferir é de cerca de 1,8 milhões de euros, o autarca sublinhou que a partir de 31 de março de 2022 a assunção pelos municípios destas competências é obrigatória.

"É condenar os municípios há falência. Somem a isto educação, saúde e as transferências das competências que já estamos a ter da APDL [Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo], estamos a falar de 20 a 25 milhões de euros/ano", afirmou.

Leia Também: Rui Moreira aguarda de "consciência tranquila" decisão sobre Selminho

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório