Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Portimão? "Esperamos vir a desconfinar na quinta-feira", diz autarca

Para Isilda Gomes, deviam-se analisar outras variáveis - "nomeadamente a taxa de positividade e os testes efetuados". 

Portimão? "Esperamos vir a desconfinar na quinta-feira", diz autarca
Notícias ao Minuto

20:05 - 30/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Portimão é um dos oito concelhos de Portugal Continental que não avança no desconfinamento e a autarca local reuniu-se esta sexta-feira, de urgência com António Costa. Contudo, e apesar de atualmente este concelho estar a 'marcar passo', a presidente da Câmara Municipal de Portimão deixou uma mensagem de 'esperança': "Esperamos vir a desconfinar na quinta-feira".

Isilda Gomes apontou ainda uma "discordância" com a forma como é definido o confinamento ou a abertura das atividades, destacando que se trata de uma "regra muito penalizante" e "incompreensível" porque devia analisar outras variáveis - "nomeadamente a taxa de positividade e o número de testes efetuados"

"O primeiro-ministro reafirmou que esta é a regra que está em vigor e que, neste momento, não vai mexer. Continuaremos a aguardar por quinta-feira para podermos desconfinar", destacou. 

A autarca, que pretendia um desconfinamento automático assim que os números baixassem - o que não se verificou -, destacou pontos positivos da reunião com o chefe do Governo. "A manutenção da fiscalização das pessoas que estão positivas para não abandonarem o seu domicílio e também para o cumprimento das regras sanitárias", ou seja, "intensificar a fiscalização através das forças e serviços de segurança, referiu em primeiro lugar. 

Por outro lado, "a grande questão é cumprir o que está determinado que é vacinar todos os cidadão até aos 60 anos na próxima semana". Isilda Gomes frisou que foi garantido "durante a próxima semana teremos um número de vacinas suficiente" para esta faixa da população. 

A autarca, por fim, frisou ainda um "apoio quer aos restaurantes quer para similares", com o ministro Pedro Siza Vieira, a já ter informado Isilda Gomes de que "tem uma verba para poder auxiliar os nossos empresários."

Questionada sobre se Siza Vieira avançou o montante que vai ser disponibilizado, Isilda Gomes disse que não lhe foi transmitida essa informação, mas, uma vez que, "neste momento, as perdas são muito elevadas" em particular em Portimão, "qualquer apoio é muito bem-vindo".

Autarca queria desconfinamento automático

A presidente da Câmara de Portimão reuniu-se com o primeiro-ministro para reivindicar uma reavaliação da regra "iníqua" utilizada pelo Governo para decidir que concelhos prosseguem para a última fase de desconfinamento e que "não sirva para parametrizar a necessidade de efetuar esse confinamento".

"Amanhã, creio que a partir de amanhã, vamos ficar abaixo dos 120 [contágios por 100 mil habitantes] e o que queríamos era que, de facto, houvesse um desconfinamento automático", explicitou Isilda Gomes, acrescentando que o município continua "a ser penalizado", já que só "a partir de quinta-feira será feita a reavaliação".

Contudo, segundo a autarca, António Costa rejeitou a proposta, mas referiu que em maio deverá haver uma revisão da regra que atualmente define a que velocidades estão os concelhos de Portugal continental.

Portimão, que há 15 dias recuou para a segunda fase do desconfinamento, é um dos oito concelhos dos 278 em Portugal continental que não avança no sábado para a quarta e última fase do plano de desconfinamento definido pelo Governo com a entrada do país em situação de calamidade, em substituição do estado de emergência.

De acordo com os dados divulgados pelo município, Portimão contabilizava na quinta-feira 39 casos ativos de infeções por Covid-19 no concelho, número inferior ao limite de 67 casos, tendo por base os 120 por 100 mil habitantes.

[Notícia atualizada às 21h04]

Leia Também: Covid-19. Autarca de Portimão reúne-se de urgência com primeiro-ministro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório