Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Madeira já aprovou Situação de Calamidade

Presidente do Governo Regional deixou elogios à população, defendendo que tem tido um comportamento exemplar".

Madeira já aprovou Situação de Calamidade
Notícias ao Minuto

15:13 - 30/04/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

A resolução que implementa a Situação de Calamidade já foi aprovada na Madeira, anunciou esta sexta-feira o presidente do Governo Regional, que deixou elogios à população.

Miguel Albuquerque explicou que a resolução, que substitui o Estado de Emergência, foi aprovada esta quinta-feira, dia 29.

O Governo regional defende que assim, e conforme declarou também o primeiro-ministro ontem à noite,  estão reunidas as condições legais para manter o recolher obrigatório.

"Nós aprovámos, ontem, em conselho de Governo, a Situação de Calamidade. E aquilo que o senhor primeiro-ministro disse à noite foi exatamente aquilo que eu disse durante a manhã: é que este quadro de estado de calamidade permite assegurar as medidas preventivas e profiláticas de contenção da pandemia, designadamente todas as regras para o funcionamento dos serviços e estabelecimentos e o próprio recolher obrigatório", referiu Albuquerque.

O governante, que falava à margem de uma visita a uma empresa de prestação de serviços, no Caniço, defendeu que o recolher obrigatório "não é uma violação dos direitos de circulação, mas sim restringir parcialmente o direito de circulação, no sentido de garantir um valor maior, que é o direito à vida e à saúde das pessoas".

Miguel Albuquerque sublinhou ainda que os madeirenses e os porto-santenses "têm tido um comportamento exemplar e têm-se portado de uma forma civicamente louvável".

"As pessoas sabem que tivemos, desde janeiro e apesar das limitações, a sociedade a funcionar, não estivemos em confinamento como aconteceu no continente e a maioria dos países europeus, e isso deveu-se a duas circunstâncias: as medidas tomadas pelo Governo Regional, designadamente o recolher obrigatório, e o comportamento louvável da população", concluiu.

Leia Também: Covid-19. Madeira é única região com Rt superior a 1

Recomendados para si

;
Campo obrigatório