Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Semana Europeia. Sabia que a vacinação evita quatro mortes por minuto?

Num momento em que o mundo depende de vacinas para superar a presente crise sanitária, o Serviço Nacional de Saúde destaca a importância do papel de todas as vacinas que impede que milhões morram de doenças em todo o mundo.

Semana Europeia. Sabia que a vacinação evita quatro mortes por minuto?
Notícias ao Minuto

09:12 - 28/04/21 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

A Semana Europeia da Saúde começou esta segunda-feira e termina no próximo dia 2 de maio. Para a assinalar a data, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) sublinhou, esta terça-feira, que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, "a vacinação evita quatro mortes por minuto, 5.760 mortes por dia" em todo o mundo.

"Estes cálculos envolvem doenças como difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rotavírus, pneumonia, diarreia, rubéola e tétano", é referido. 

O SNS informou também que o Hospital Distrital de Santarém realizou uma campanha de sensibilização, que tem como objetivo chamar "a atenção para a importância da vacinação através de um vídeo partilhado nas redes sociais".

No vídeo, o hospital começa por recordar que há mais de um ano que o mundo mudou devido à Covid-19 e que graças à vacina podemos ter expectativas de que poderemos regressar à 'normalidade' numa questão de tempo. De seguida, é realizado um pequeno resumo sobre a história das vacinas e o seu impacto nas populações:

"A primeira foi criada em 1796 para a varíola, o que permitiu erradicar a doença mundialmente em 1980. Várias vacinas se seguiram contribuindo para a saúde global e salvando milhões de vida por ano".

Veja o vídeo na íntegra: 

Portugal registou, ontem, mais cinco mortes (um aumento de 0,03%) e 353 novos casos (uma variação de 0,04%) relacionados com a Covid-19. Desde o início da pandemia, o nosso país já contabilizou 16.970 mortes e 834.991 infeções.

Leia Também: Uma dose da vacina diminui risco em 49% de infetados transmitirem o vírus

Recomendados para si

;
Campo obrigatório