Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Advogado de Mariana Fonseca vai recorrer de "certeza absoluta"

Mariana Fonseca, enfermeira, foi esta terça-feira condenada a quatro anos de prisão na sequência do homicídio de Diogo Gonçalves, no Algarve. O advogado responsável pela defesa da jovem confirma que vai recorrer da decisão.

Advogado de Mariana Fonseca vai recorrer de "certeza absoluta"
Notícias ao Minuto

17:01 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Homicídio

João Grade dos Santos, advogado de Mariana Fonseca, que foi esta terça-feira condenada a quatro anos de prisão pelo homicídio do jovem Diogo Gonçalves, assegurou que vai recorrer da pena decretada pelo Tribunal de Portimão. "Há recursos de certeza absoluta", vincou em declarações aos jornalistas. 

À saída do tribunal, após a leitura do acórdão, o causídico explicou que "as decisões judiciais são passíveis de recurso e só se tornam definitivas com o trânsito em julgado. Até determinado limite, não é aplicável, pelo menos é regra, prisão preventiva". Com efeito, Mariana Fonseca vai ficar em liberdade até que a decisão transite em julgado.

O causídico recorreu ainda a uma analogia futebolística para explicar que o caso não termina por aqui. "Esta é só a primeira parte do campeonato, jogámos em casa e só estamos a ganhar 1-0. Agora há a segunda volta, a Relação, o Supremo", indicou. 

Na leitura do acórdão, a presidente do coletivo que julgou o caso afirmou que o tribunal deu como provado que Maria Malveiro matou Diogo Gonçalves, embora não tenha conseguido provar a participação no homicídio da outra arguida, Mariana Fonseca.

O tribunal decidiu, assim, condenar Maria Malveiro a 25 anos de prisão, e Mariana Fonseca a quatro anos, decretando a sua restituição imediata à liberdade, já que os crimes que lhe são imputados não são passíveis de configurar a aplicação de prisão preventiva.

Mariana Fonseca, enfermeira, de 24 anos, e Maria Malveiro, segurança, de 20 anos, estavam acusadas dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver, acesso ilegítimo, burla informática, roubo simples e uso de veículo.

Leia Também: Jovem condenada a 25 anos por homicídio no Algarve. Namorada em liberdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório