Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 27º

Covid-19. Portugal envia medicamentos e oxigénio para a Índia

Ajuda "face à escalada do número de casos" do novo coronavírus no país que se encontra a braços com um surto devastador. Índia já acumulou 17,6 milhões de casos desde o início da pandemia.

Covid-19. Portugal envia medicamentos e oxigénio para a Índia
Notícias ao Minuto

13:09 - 27/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Portugal vai enviar medicamentos antivirais e oxigénio para a Índia para ajudar o país a combater a Covid-19, anunciou esta terça-feira, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

A ajuda ocorre "face à escalada do número de casos de Covid-19 na Índia, que nos últimos três dias alcançou um milhão de infetados", é descrito, sendo que o Executivo "já manifestou a sua disponibilidade para contribuir de forma solidária, no plano bilateral e no quadro da União Europeia". 

Em termos concretos, é acrescentado, "Portugal enviará para a Índia medicamentos antivirais, bem como oxigénio, estando a ser avaliada no quadro da União Europeia a forma mais expedita de transportar este material para o seu destino"

De lembrar que, desde o início da pandemia, a Índia acumulou 197.894 óbitos e 17,6 milhões de casos, situando-se, em número de mortos, atrás dos EUA, Brasil e México.

Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a braços com um surto devastador, durante o qual registou máximos diários de mortes e de contágios durante cinco dias consecutivos, o que levou vários países a oferecerem ajuda ao gigante asiático.

Hoje, Nova Deli recebeu já o primeiro envio de ajuda médica britânica, incluindo respiradores. No domingo, os Estados Unidos já tinham decidido enviar recursos médicos e matérias-primas para fabricar vacinas na Índia, retribuindo a ajuda que receberam daquele país no início da pandemia.

[Notícia atualizada às 13h15]

Leia Também: Seis casos da variante indiana detetados em Portugal na última semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório