Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Embora sem "compromisso", Costa confia que país vai "dar o próximo passo"

O primeiro-ministro está confiante de que vamos poder "dar o passo que falta dar", mas reiterou a necessidade de mantermos os cuidados porque a ameaça de votarmos atrás é real.

Embora sem "compromisso", Costa confia que país vai "dar o próximo passo"
Notícias ao Minuto

16:58 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

País António Costa

À margem da visita à inauguração da requalificação da Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, em Valença, António Costa apelou aos cidadãos para a necessidade de continuarem a cumprir as medidas sanitárias de forma a evitar que Portugal volte a liderar a lista dos piores países do mundo no combate à pandemia, como aconteceu no início deste ano.

"Se relaxarmos podemos voltar a estar outra vez pior. Como diria a minha avó, 'é preciso olhar para este vírus com muito respeitinho'", começou por salientar o chefe do Governo.

Apesar de, esta segunda-feira, Portugal não ter registado nenhuma vítima na sequência da Covid-19 - o que aconteceu apenas pela 2.ª vez desde o início da pandemia -, António Costa relembrou que, para o país chegar à quarta fase "tudo tem de continuar a ser feito" como é o caso da "etiqueta respiratória, da higienização das mãos", e da necessidade de ainda "evitar contactos desnecessários".

"Este é um combate que tem de ser continuado. É uma luta contra o tempo porque temos de conseguir vacinar mais depressa que o vírus possa mudar", afirmou o primeiro-ministro, reiterando que o objetivo é ter, até ao final de abril, todos os maiores de 70 anos vacinados e, até final de maio, todos os maiores de 60.

Durante o mesmo discurso, Costa admitiu, ainda assim, ter "esperança, e não o compromisso" de que os especialistas confirmem, amanhã, durante a reunião do Infarmed, que Portugal está "no bom caminho para o passo que queremos dar, para a última fase do desconfinamento a conta-gotas". 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal sem óbitos pela 2.ª vez; AstraZeneca responde à UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório