Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Exploração agropecuária das Caldas da Rainha multada por descarga ilegal

Denuncia feita por populares foi confirmada pelos militares da GNR.

Exploração agropecuária das Caldas da Rainha multada por descarga ilegal
Notícias ao Minuto

16:20 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

País Poluição

A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, esta domingo, dia 25 de abril, uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Caldas da Rainha.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR conta que a descarga ilegal de efluentes suinícolas para a linha de água foi denunciada por populares. Ao deslocarem-se ao local, os militares confirmaram a situação e verificaram que esta tinha origem numa exploração agropecuária.

No seguimento das diligências policiais, a GNR apurou que a descarga era efetuada através de um tubo colocado na última lagoa de depuração de efluentes que, posteriormente, desaguava  num afluente do Rio Tornada, indo desaguar na Bacia Hidrográfica da Baía de São Martinho do Porto.

Perante isto, as autoridades elaboraram um auto de contraordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários, diretamente para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, tendo sido remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. / Administração da Região Hidrográfica do Centro. 

Foi ainda elaborado, segundo a mesma nota da GNR, um auto de contraordenação por incumprimento da obrigação do isolamento por vedação das estruturas do armazenamento de efluentes pecuários (lagoas), punível com uma coima que pode ascender aos 44 mil euros, tendo sido remetido para a Direção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.

Leia Também: GNR deteta descarga ilegal em Alcobaça e há imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório