Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Quem já foi e quem vai ser vacinado. DECO esclarece todas as dúvidas

A organização de defesa dos consumidores partilha ainda esclarecimentos sobre como é feito o contacto entre as autoridades e os utentes para a marcação, que agora já pode ser também realizada através do Portal de Auto-agendamento.

Quem já foi e quem vai ser vacinado. DECO esclarece todas as dúvidas
Notícias ao Minuto

14:32 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Quatro meses depois de ter arrancado o plano de vacinação contra a Covid-19, Portugal encontra-se na segunda fase do processo. No total, já foram administradas mais de três milhões de doses em todo o território nacional. Mas, desde dezembro, já muito se passou e mudou, sendo que agora já é possível realizar-se agendamentos. 

Destinado a todos os que estão com dúvidas, a DECO Proteste partilhou uma nota, esta segunda-feira, com o essencial sobre o plano de vacinação

Duas fases de vacinação: O que mudou?

O plano de vacinação contra o novo vírus hoje seguido por Portugal foi restruturado. Neste momento, em vez de três fases, existem  "apenas duas fases", começa por lembrar a maior organização de defesa dos consumidores no país.

"As alterações foram definidas de acordo com os objetivos da campanha de vacinação: primeiro, salvar vidas, depois, preservar a resiliência do sistema de saúde, do sistema de resposta e do Estado. Alterações estas que se deveram, também, ao aumento das vacinas disponíveis", é sublinhado. 

Quem já foi vacinado? 

Na primeira fase, que começou no final de dezembro de 2020, "foram vacinados os profissionais [de saúde], residentes e utentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, instituições similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados".

Ainda nesta fase, recorda a DECO Proteste, foram vacinadas as "pessoas entre os 50 e os 79 anos", que sofressem das seguintes doenças: "insuficiência cardíaca; doença coronária; insuficiência renal; doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração".

"A este grupo de pessoas, juntaram-se todos os idosos com 80 ou mais anos, independentemente de terem ou não qualquer patologia ou comorbilidade, bem como as pessoas com trissomia 21 com 16 ou mais anos", é lembrado.

Durante ambas as fases, também importa destacar que estão a ser vacinados "profissionais envolvidos na resiliência dos sistemas de saúde e resposta à pandemia, e do Estado, no qual se incluem os profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e serviços críticos", bem como: "titulares de órgãos de soberania; altos cargos com funções no quadro do Estado de emergência; responsáveis da Proteção Civil, Procuradoria-Geral da República e Ministério Público; professores e pessoal não-docente de escolas e creches".

Quem está a ser vacinado? 

Na segunda fase, que arrancou no presente mês de abril, a DECO Proteste frisa que começaram a ser inoculadas as pessoas compreendidas entre os 79 e os 16 anos, "sendo que a prioridade segue uma ordem decrescente de idades".

"Será dada prioridade às pessoas com idade igual ou superior a 16 anos que sejam transplantados ou candidatos a transplante e/ou tenham patologias que causem imunossupressão, doenças neurológicas, doenças mentais, doença hepática crónica, doença cardiovascular, diabetes, neoplasia maligna ativa, insuficiência renal crónica, doença pulmonar crónica, obesidade ou doenças lipossomais", é esclarecido. 

Nesta última fase, recorda ainda a entidade, "as pessoas que recuperaram de infeção por SARS-CoV-2 há, pelo menos, seis meses" também podem ser vacinadas contra a Covid-19, de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem.

Do contacto das autoridades ao auto-agendamento

Para ser vacinado, é primeiro necessário estabelecer o contacto com as autoridades de saúde. Neste momento, esta comunicação está a ser realizada de duas formas distintas.

A primeira, é o contacto feito pelas unidades de vacinação com o utente. Neste contacto, denota a DECO Proteste, a autoridade questiona a pessoa "se pretende ser vacinado e, posteriormente, a propor um agendamento": "O contacto é feito preferencialmente por SMS (através do número 2424), para indicar qual a primeira data disponível".

Depois, o utente "deve confirmar ou recusar a data proposta para o agendamento da vacinação, seguindo a fórmula indicada na mensagem". Se não responder à mensagem, "é feito um contacto telefónico direto ou é enviada uma carta com a proposta de agendamento". Na véspera do dia marcado, é enviada, novamente, outra mensagem por SMS ao utente a vacinar a recordar a data e a hora do agendamento.

Ainda assim, a marcação da vacinação já pode ser feita através do Portal do Auto-agendamento para Vacinação contra a Covid-19. Contudo, neste momento, este agendamento é apenas "permitindo que os utentes com mais de 65 anos". 

Para realizar a marcação, basta aceder ao site, inscrever-se online e escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados. "Ao selecionar esta opção, é-lhes apresentada a primeira data disponível, podendo aceitá-la ou escolher outra mais conveniente. Se não houver vagas disponíveis, pode ficar na lista de espera naquele ponto de vacinação ou optar por uma data, noutro ponto de vacinação", é explicado. 

Caso marque um agendamento, receberá depois também "uma SMS com a hora exata" em que será administrada a vacinada.

Leia Também: Vacinação: Mais de 3 milhões de doses administradas em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório