Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Marques Mendes vê Portugal como um "oásis". "Somos um caso de sucesso"

No espaço habitual de comentário aos domingos na SIC, Luís Marques Mendes comentou o sucesso do desconfinamento e os progressos na vacinação. Mas falou ainda nas comemorações do 25 de Abril, dizendo que "Sócrates foi o ausente mais presente" na cerimónia.

Marques Mendes vê Portugal como um "oásis". "Somos um caso de sucesso"
Notícias ao Minuto

22:10 - 25/04/21 por Tomásia Sousa

Política Marques Mendes

Na semana em que o país entrou na segunda fase do plano de vacinação, Luís Marques Mendes afirmou, no seu habitual espaço de opinião da SIC, este domingo,  que Portugal deverá receber quatro milhões de doses da vacina alemã Curevac, quando esta for aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA).

"Neste momento funcionamos com quatro vacinas. São vacinas seguras. É o que diz a ciência e nós temos de confiar", começou por dizer. "Mas há mais três em avaliação: Curevac, Novavax e Sputnik".

No caso da primeira, que já tem contrato com a União Europeia, falta apenas a 'luz verde' do regulador europeu.

"Portugal vai ter direito a quatro milhões de doses quando estiver autorizada", adiantou, acrescentando que "não haverá decisão antes de junho".

Para o Conselheiro de Estado, o processo de desconfinamento está a "correr muitíssimo bem", considerando mesmo que Portugal é um "oásis" daquilo que está a acontecer um pouco por todo o mundo".

"Já estamos há cinco semanas em processo de desconfinamento e a situação é muito boa", referiu Marques Mendes, destacando que a média na União Europeia é neste momento de 426 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, enquanto que em Portugal a média é de 70 casos.

"Somos o melhor país da União Europeia há várias semanas", sublinhou o social-democrata. "Somos um caso de sucesso, mas nada de embandeirar em arco", referiu ainda, lembrando que a vacinação ainda está longe de abranger a maioria da população.

Para Marques Mendes, é evidente o efeito que a campanha de vacinação tem tido na mortalidade, sobretudo nos idosos. "Isso nota-se nos lares", aponta.

Contudo, o comentador critica a ausência de vacinação prevista para os professores e funcionários do ensino superior.

"Não tem lógica nenhuma. Os professores do Ensino Superior são tão professores como os outros", defendeu.

25 de Abril: "Sócrates foi o ausente mais presente"

Sobre as comemorações do 25 de Abril, Marques Mendes considerou que a polémica que envolveu os desfiles na última semana foi "perfeitamente desnecessária e sem sentido".

De seguida, o comentador da SIC destacou a corrupção como o grande tema dos discursos desta manhã.

"Sócrates foi o ausente mais presente destas comemorações", apontou, lembrando que quase todos os partidos falaram no estado da Justiça e no combate à corrupção. "Há um campeonato concorrido entre os partidos no combate à corrupção."

O discurso de Marcelo Rebelo de Sousa mereceu elogios de Marques Mendes, que aponta que o chefe de Estado surpreendeu "no conteúdo", porque fugiu aos temas da atualidade e à "espuma dos dias".

O social-democrata considera que o Presidente "puxou" do seu papel conciliador e conseguiu, uma vez que, "da direita à esquerda, todos aplaudiram o discurso".

"Nos últimos meses vimos algumas polémicas e o Presidente puxou dos galões para tentar unir estes países", afirmou, considerando que Marcelo deu "uma aula de política sobre a nossa história".

Leia Também: Mais de mil milhões de doses de vacinas administradas a nível mundial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório