Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção, Algarve. Chuva, vento e agitação marítima nas próximas 48h

Depressão Lola vai afetar Portugal até domingo.

Atenção, Algarve. Chuva, vento e agitação marítima nas próximas 48h
Notícias ao Minuto

18:07 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

País Condi

A Proteção Civil de Portimão deixou, esta sexta-feira, um aviso à população na sequência da previsão meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades chamam a atenção para o agravamento das condições meteorológicas. Assim, para as próximas 48 horas prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, vento moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) a partir do final da manhã, com rajadas até 60 km/h.

Ainda esta sexta-feira esperam-se ondas de sul de 1,5 a 2 metros. Já para sábado esperam-se ondas de sudoeste com 2 a 3 metros, sendo de sueste na parte leste.

Perante isto, é expectável que o piso rodoviário fique escorregadio, que sejam verificadas cheias em meio urbano e inundações em zonas historicamente mais vulneráveis, assim como em estruturas urbanas subterrâneas. 

Podem ainda ocorrer, de acordo com as autoridades, danos em estruturas montadas ou suspensas, queda de ramos ou árvores, acidentes na orla costeira e fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

Recorde-se que Portugal está a ser afetado pela depressão Lola. A tempestade irá trazer chuva e aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, até o próximo domingo.

Leia Também: Portugal continental afetado por depressão Lola a partir da tarde de hoje


 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório