Meteorologia

  • 01 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 6º MÁX 18º

Edição

Há 112 anos, um sismo em Benavente matou 40 pessoas. Sabia?

Em 23 de abril de 1909, a localidade portuguesa de Benavente, Ribatejo, foi abalada for um forte sismo.

Há 112 anos, um sismo em Benavente matou 40 pessoas. Sabia?

O sismo de 23 de abril de 1909, com uma magnitude estimada de 6,7 graus na escala de Richter, foi considerado o mais devastador em Portugal continental no século XX. O abalo que matou 40 pessoas aconteceu há 112 anos. 

De acordo com o município de Benavente, o terramoto destruiu "quase por completo os aglomerados de Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão. 

A autarquia recorda, inclusive, que o sismo fez, no concelho de Benavente, cerca de 40 mortos e 70 feridos. E, refira-se, o balanço só não foi mais dramático porque, à hora a que foi registado, 17h05, a maioria da população estava a trabalhar nos campos, não sendo, portanto, afetada pelas derrocadas. 

Testemunhos da época fazem alusão, entre outros aspetos, a "nuvens colossais de poeira", ao "barulho infernal dos prédios a cair" e "aos gritos de dor de uma população inteira". 

A comunicação rudimentar da altura não permitiu que a informação relativa ao sismo chegasse a outras regiões do país de forma célere. Aliás, na capital do distrito, Santarém, só se soube do abalo quando um lavrador pegou no seu carro para levar a notícia. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recorda, inclusive, que "a atividade sísmica que se seguiu foi particularmente intensa, tendo-se registado cerca de 270 réplicas durante os primeiros 12 meses após o sismo". 

Leia Também: Sismo de magnitude 5,9 atinge o sudoeste do Irão

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório