Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Atenção, condições meteorológicas agravam-se a partir da noite de hoje

A Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam esta quinta-feira para "o agravamento das condições meteorológicas e da agitação marítima a partir da noite de hoje". São já os efeitos da depressão Lola.

Atenção, condições meteorológicas agravam-se a partir da noite de hoje
Notícias ao Minuto

23:54 - 22/04/21 por Melissa Lopes

País Meteorologia

Numa nota divulgada esta quinta-feira, a Autoridade Marítima Nacional assinala que a previsão do vento e do estado do mar "aponta para um agravamento excecional das condições meteorológicas e de agitação marítima" no Arquipélago dos Açores e na costa Oeste de Portugal Continental, entre a noite de hoje e as 12h00 de sábado, dia 24 de abril.

Quanto ​a agitação marítima, esta será caraterizada por ondulação (...) com altura significativa que poderá atingir os quatro metros, e uma altura máxima de sete metros,

"O vento poderá registar intensidade média superior a 60 Km/h e rajadas superiores a 90 Km/h, provenientes do quadrante Nor-Noroeste, situando-se a precipitação entre os 2 e 18 mm/6h", referem as autoridades. 

Tendo em conta a situação prevista, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, "em especial à comunidade piscatória e marítima que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução".

Recomenda-se o "reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas" e aconselha-se igualmente a que os marítimos "mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica",  evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral "desaconselha-se as deslocações e a prática de atividades na orla costeira, em especial em zonas expostas à agitação marítima." E, caso exista "absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante e prudente", pedem as autoridades. 

De acordo com o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental será afetado pela depressão Lola a partir de amanhã. Assim, prevê-se, para o final desta semana e início da próxima, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Ocasionalmente os aguaceiros poderão ser de granizo, principalmente no sábado, dia 24.

Leia Também: Vem aí a depressão Lola. Traz chuva, trovoada, vento e agitação marítima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório