Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Evite burlas. "Resposta aos Censos é gratuita", lembra GNR

A Guarda Nacional Republicana lembra, entre outros aspetos, que a resposta aos Censos 2021 é gratuita e que deve confiar e reportar se alguém lhe pedir dinheiro para esse fim.

Evite burlas. "Resposta aos Censos é gratuita", lembra GNR
Notícias ao Minuto

11:37 - 22/04/21 por Notícias ao Minuto

País Censos 2021

No âmbito dos Censos 2021, a Guarda Nacional Republicana (GNR) alertou, esta quinta-feira, que a resposta a este questionário com fins estatísticos é gratuita e que há ainda outros aspetos a ter em conta para evitar burlas.

Em declarações à antena da TVI24, o tenente-coronel da GNR João Fonseca deixou um importante alerta para evitar burlas, apesar de, até ao momento, não haver "registo de situações preocupantes relacionadas com os Censos 2021". 

Este tipo de iniciativa, vincou, "é sempre propícia a que haja tentativa fraudulenta" de obter alguma vantagem, sendo que, por isso, as pessoas devem evitar clicar em links que são enviados por SMS ou email. "A pessoa é tentada a clicar no link e acaba por dar acesso a informação que tenha no telemóvel ou no computador".

Emails com "muita numeração" ou "links com extensão" são, com efeito, alguns sinais que podem indicar que se trata de um link falso dos Censos 2021.

A GNR pretende, sobretudo, proteger "um grupo mais vulnerável" da população, que "tem menos acesso à informação e menos acesso às tecnologias", nomeadamente os idosos. 

O tenente-coronel lembra ainda que a "resposta aos Censos é gratuita" e, se lhe for pedido dinheiro para este fim, "deve desconfiar e reportar". 

Além disso, deve ter em atenção que, no caso do recenseamento porta à porta, o "recenseador não precisa de entrar dentro da residência". 

Em caso de dúvidas, pode consultar este endereço eletrónico, ligar para a linha de apoio 201 542 021, para a junta de freguesia, para a GNR ou para a PSP. 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas últimas duas semanas, os recenseadores entregaram cerca de 4,5 milhões de cartas com códigos para responder ao inquérito em https://censos2021.ine.pt, cobrindo mais de seis milhões de alojamentos, 1,6 milhões dos quais não são residências habituais.

Leia Também: Já se registaram mais de meio milhão de respostas aos Censos 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório