Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Brasil. Vacinação dos grupos prioritários só deve terminar em setembro

Nova data apontada pelo ministro da Saúde brasileiro marca um atraso face à previsão do antecessor. Em março, antes de deixar a pasta, o ex-ministro da Saúde anunciou que era provável concluir a vacinação dos grupos prioritários em maio.

Brasil. Vacinação dos grupos prioritários só deve terminar em setembro

O Brasil espera concluir a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 até setembro, anunciou esta quarta-feira o ministro da Saúde brasileiro.

São mais de 77 milhões de pessoas que o governo espera inocular com a primeira dose até à primeira quinzena de junho, e com a segunda até setembro.

Ainda assim, a tutela recusou-se a divulgar a previsão das entregas das vacinas aos diversos estados.

"Dependemos da entrega dos produtores", acrescentou, em conferência de imprensa, a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato, explicando não querer "criar uma expectativa que não possa ser cumprida".

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou que está em negociações com a Pfizer para a compra de 100 milhões de doses para 2022, mas não esclareceu como pretende acelerar a entrega de vacinas já este ano. 

"O que é concreto é que o Brasil é o quinto país que mais vacina. (...) Vamos deixar de ver só problemas. Porque, na realidade, estamos aqui para dar uma solução para a nossa população. Não fiquem com essa coisa de contar doses da vacina", apontou Queiroga.

A nova data marca um atraso face à previsão do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Em março, antes de deixar a pasta, o responsável anunciou que era provável concluir a vacinação dos grupos prioritários em maio.

O Brasil, que enfrenta atualmente a pior fase da pandemia, totaliza 368.749 mortes e 13,8 milhões de infetados pelo novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.987.891 mortos no mundo, resultantes de mais de 139 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Leia Também: Brasil promete vacinas contra a Covid-19 a "países irmãos"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório